INCONFORMIDADES E AÇÕES CORRELATAS EM PORTOS-SECOS SITUADOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, TRIÊNIO 2016-2018

Autores

  • Daniel do Nascimento Andrade Bento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.753

Palavras-chave:

Direito administrativo. Legislação aduaneira. Zona secundária. Fiscalização de contratos. Comunicação.

Resumo

Busca-se no presente artigo compilar as inconformidades encontradas nos portos-secos situados na Região Metropolitana de São Paulo, no triênio 2016-2018. Contextualizam-se no texto as ações preventivas e corretivas adotadas pelas equipes de fiscalização dos contratos afetos a esses recintos aduaneiros. As fontes primárias que serviram de apoio à pesquisa foram as seis edições semestrais, concernentes ao período em apreço, do Relatório Consolidado de Acompanhamento da Execução Contratual - Relac, avaliado pelo Tribunal de Contas da União - TCU. Diante disso, verificou-se nas edições observadas do Relac um potencial que vai além da interface do controle externo, vinculado ao TCU e ao Congresso Nacional pelo art. 71 da Constituição Federal. Nelas, por meio da dinâmica dos processos de comunicação entre os fiscais de contrato e os permissionários, propicia-se uma via direta e imediata de aprimoramento dos serviços públicos.

Biografia do Autor

Daniel do Nascimento Andrade Bento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP

Mestrado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Pós-Doutorado (IA-Unesp). Autor dos livros “A Nona sinfonia e seu duplo” (Editora Unesp) e “Beethoven, o princípio da modernidade (Editora Annablume). E-mail: dnbnto@gmail.com.

Downloads

Publicado

2021-04-01

Como Citar

Bento, D. do N. A. . (2021). INCONFORMIDADES E AÇÕES CORRELATAS EM PORTOS-SECOS SITUADOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, TRIÊNIO 2016-2018. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(3), 33–43. https://doi.org/10.51891/rease.v7i3.753