O DESCARTE SEGURO DE MEDICAMENTOS EM DOMICÍLIO

Autores

  • Ada Verônica Carvalho Souza Universidade Salvador- UNIFACS
  • Letícia Cavalcante Tavares Universidade Salvador- UNIFACS
  • Micheli dos Santos da Luz Universidade Salvador- UNIFACS
  • Cristiane Metzker Santana de Oliveira Universidade Salvador- UNIFACS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7214

Palavras-chave:

Medicamentos. Descarte. Saúde.

Resumo

O presente estudo objetiva levantar quais são as principais práticas de descarte de medicamentos em domicílios no Brasil e seus principais impactos ambientais. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura sobre o tema de 2012 a 2022, em bases de dados de diversas universidades através da ferramenta Google Acadêmico, visto que em pesquisas realizadas isoladamente nos bancos de dados PubMed, Scielo e Scopus, não retornando um número significativo de resultados para o período pesquisado, utilizando as palavras-chave “descarte de medicamentos em domicílio”, “Impactos ambientais do descarte de medicamentos em domicílio”, sendo utilizada a plataforma Google Acadêmico com retorno maior de resultados sendo destes selecionados 30 estudos, após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão. Os estudos analisados demonstraram que os estoques domiciliares de medicamentos são mantidos em principal para automedicação, sobras de tratamentos anteriores e para usos futuros, o descarte em geral é realizado em lixo comum, gerando diversos impactos ao ambiente sendo os principais a contaminação de solo e água. Diante das produções científicas levantadas e analisadas fica evidente a necessidade da elaboração de um adequado programa de manejo dos resíduos farmacêuticos de forma que os impactos ambientais e a conscientização dos cidadãos sejam devidamente tratados para evitar o agravamento deste atual problema de saúde pública.

Biografia do Autor

Ada Verônica Carvalho Souza, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduanda em Farmácia, Instituição Universidade Salvador UNIFACS. E-mail: adaveroonica@gmail.com.

Letícia Cavalcante Tavares, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduanda em Farmácia, Instituição Universidade Salvador UNIFACS.E-mail: leticiatavares2000@hotmail.com

Micheli dos Santos da Luz, Universidade Salvador- UNIFACS

Graduanda em Farmácia, Instituição Universidade Salvador UNIFACS. E-mail: ccruz.c80@gmail.com.

 

Cristiane Metzker Santana de Oliveira, Universidade Salvador- UNIFACS

Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente na Universidade Salvador (UNIFACS). E-mail: cris.metzker@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-10-31

Como Citar

Souza, A. V. C. ., Tavares, L. C. ., Luz, M. dos S. da ., & Oliveira, C. M. S. de . (2022). O DESCARTE SEGURO DE MEDICAMENTOS EM DOMICÍLIO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(10), 1050–1063. https://doi.org/10.51891/rease.v8i10.7214