AVALIAÇÃO DA DOR EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Autores

  • Karine Cristina da Silva Faculdade de Medicina de Botucatu
  • Lucas Machado UniFSP
  • Izabele Bassani Faculdade de Medicina de Botucatu
  • Letícia Claudia de Oliveira Antunes Faculdade Marechal Rondon
  • Lígia Maria Suppo de Souza Rugolo Faculdade de Medicina de Botucatu- Unesp

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6893

Palavras-chave:

Dor. Neonatologia. Fisioterapia.

Resumo

Introdução: Um dos objetivos da fisioterapia respiratória é facilitar a eliminação de secreções pulmonares.  Existe grande variedade de técnicas com essa finalidade, sendo atualmente as mais utilizadas o aumento do fluxo expiratório (AFE) e a vibração torácica. Há preocupação e dúvida se as manobras de fisioterapia respiratória causam dor em recém-nascidos (RN). A escala Neonatal Infant Pain Scale (NIPS) é bastante utilizada para avaliação da dor no RN. Objetivo: Investigar se a fisioterapia respiratória causa dor no RN comparando a técnica AFE e vibração torácica. Método: Estudo prospectivo, com recém-nascidos prematuros da UTI neonatal do Hospital das Clínicas da UNESP – Botucatu. Após a indicação de fisioterapia respiratória, foi aplicada a escala NIPS antes, durante e após a aplicação da técnica que foi sorteada: AFE ou vibração, constituindo os dois grupos de estudo. O cálculo amostral foi de 17 RN em cada grupo. Os dados coletados foram comparados entre os grupos pelo teste t de Student ou Mann-Whitney. Também foi coletado saturação periférica de oxigênio e frequência cardíaca pelo oxímetro de pulso, frequência respiratória pela contagem em um minuto. Resultados: A amostra foi composta por 39 recém-nascidos, sendo 19 no grupo AFE e 20 no grupo vibração. Os pacientes não apresentaram diferença estatisticamente significativa que indicasse dor antes, durante e após aplicação das técnicas, assim como também não houve alteração estatisticamente significativa nas outras variáveis observadas. Conclusão: A comparação das técnicas AFE e vibração torácica não demonstrou dor em recém-nascidos prematuros avaliados pela escala NIPS.

Biografia do Autor

Karine Cristina da Silva, Faculdade de Medicina de Botucatu

Fisioterapeuta Unimed Botucatu, Unesp Botucatu Graduação em Fisioterapia, FMR, Faculdade Marechal Rondon, Especialização em Ciências da Saúde, FMB, Faculdade de Medicina de Botucatu, E-mail: Khahh.fisio@gmail.com. 

Lucas Machado, UniFSP

Fisioterapeuta, UniFSP E-mail: lucas_machado95@yahoo.com. 

Izabele Bassani, Faculdade de Medicina de Botucatu

Graduação em Fisioterapia, Faculdade Anhanguera, Especialização em Saúde da Criança e Adolescente, FMB, Faculdade de Medicina de Botucatu, E-mail: izabelebassani@gmail.com. 

Letícia Claudia de Oliveira Antunes, Faculdade Marechal Rondon

Fisioterapeuta e Doutora em pediatria / Supervisora do Serviço de Reabilitação do HC Unesp. Docente da Faculdade Marechal Rondon, E-mail: lc.antunes@unesp.br.

Lígia Maria Suppo de Souza Rugolo, Faculdade de Medicina de Botucatu- Unesp

Professora Associada do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp).Graduação em Medicina, Unicamp E-mail: ligia.rugolo@unesp.br.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Silva, K. C. da ., Machado, L. ., Bassani, I. ., Antunes, L. C. de O. ., & Rugolo, L. M. S. de S. . (2022). AVALIAÇÃO DA DOR EM RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS DURANTE A FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 101–111. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6893