EFICIÊNCIA DO LASER DE ALTA INTENSIDADE NA GENGIVOPLASTIA

Autores

  • Caren Cantóia Balestra Universidade Brasil
  • Marina Módolo Cláudio Universidade Brasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6869

Palavras-chave:

Gengivoplastia. Lasers. Periodontia.

Resumo

O sorriso gengival, consiste na exposição excessiva da gengiva durante os sorrisos. Os pacientes que apresentam esta condição, frequentemente, procuram o cirurgião-dentista, a fim de reduzir o desconforto estético. O objetivo desta revisão de literatura será apresentar a eficiência dos lasers de alta potência para realização de gengivoplastia. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: PubMed/Medline, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Lilacs, utilizando os termos de busca: “gengivoplastia”, “lasers” e “periodontia” nos idiomas português, inglês e espanhol, dos últimos dez anos. A literatura mostra que o laser é uma alternativa para substituição do bisturi em muitos procedimentos cirúrgicos de tecidos moles intra-orais. Da qual apresenta algumas vantagens quando comparada à técnica convencional como a excisão do tecido mole mais precisa, a cauterizar os vasos sanguíneos, diminuição da dor e do inchaço pós-operatório e apresenta um menor dano aos tecidos adjacentes. Além disso, muitos procedimentos com laser evitam o rebatimento extensivo do retalho e traumas significativos na gengiva, o que o torna uma alternativa minimamente invasiva. Diante do exposto, conclui-se que ambas as técnicas se mostraram eficientes, entretanto algumas vantagens foram observadas ao utilizar o laser de alta potência para realizar esse procedimento, embora disponha da desvantagem para o profissional por se tratar de um equipamento de alto custo.

Biografia do Autor

Caren Cantóia Balestra, Universidade Brasil

Graduanda em Odontologia pela Universidade Brasil, campus Fernandópolis. E- mail: carencantoia1@gmail.com.

Marina Módolo Cláudio, Universidade Brasil

Doutora em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.  Professora do curso de Odontologia da Universidade Brasil. campus Fernandópolis, Mestre em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba – UNESP. Cirurgiã Dentista pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba, UNESP.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Balestra, C. C. ., & Cláudio, M. M. . (2022). EFICIÊNCIA DO LASER DE ALTA INTENSIDADE NA GENGIVOPLASTIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 729–742. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6869