REAPROVEITAR PARA ECONOMIZAR UMA PRÁTICA DE INSERIR OS ALIMENTOS DE FORMA INTEGRAL COMO: (CASCAS, TALOS, FOLHAS E SEMENTES)

Autores

  • Maria José Pereira de Souza Flor Faculdade de Minas Gerais- Facuminas
  • Geisiane Guimarães Neri Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA
  • Maria Helena de Souza Oliveira Faculdade de Minas Gerais- FACUMINAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6792

Palavras-chave:

Desperdício. Alimento. Integralmente. Reaproveitar. Economizar.

Resumo

A referida pesquisa de relato de experiência faz parte de um projeto “Reaproveitar para Economizar:  Uma prática de inserir os alimentos de forma integral como: (cascas, talos, folhas e sementes). Esta experiência foi desenvolvida na Escola Municipal Francisco Carneiro Freitas, localizada na zona urbana do Município de Altamira Pará. Teve como objetivo é evitar o desperdício de alimentos e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de incluir na dieta uma alimentação saldável utilizando os alimentos de forma integral.  Proporcionando a ambas as mudanças nos hábitos alimentares envolvendo novas práticas que visa reconhecer e adquirir hábitos alimentares saudáveis para a promoção da saúde e a qualidade de vida. A pesquisa foi realizada a partir de referências teóricas de autores que ressaltam a importância de consumir os alimentos de forma integralmente. A metodologia aplicada foi de cunho descritivo através de observação e análise das experiências. A pesquisa é relevante para a sociedade porque monstra o desperdício dos alimentos, porém estimula a comunidade escolar e a família a consumir os alimentos integralmente, no sentido de evitar o desperdício, o Impacto Ambiental e enriquece a alimentação promovendo para ambos melhoria na qualidade de vida. Ressalta-se a importância de inserir os alimentos de forma integral, pois contribuíram para a reflexão e estabeleceram mudanças de comportamentos de hábitos alimentares.  Proporcionando a ambas as mudanças nos hábitos alimentares envolvendo novas práticas que visa reconhecer e adquirir hábitos alimentares saudáveis para a promoção da saúde e a qualidade de vida. Com o propósito de disseminar hábitos alimentares saudáveis dentro e fora do espaço escolar envolvendo as famílias e a comunidade.

Biografia do Autor

Maria José Pereira de Souza Flor, Faculdade de Minas Gerais- Facuminas

Licenciatura plena em pedagogia- Faculdade PAm Americana-FPA .Especialista em Gestão Escolar Administração, Supervisão e Orientação pela Faculdade de Minas Gerais- Facuminas. E-mail: mj1686985@.gmail.com.

Geisiane Guimarães Neri, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Pará- IFPA

Ensino médio. Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Pará. (IFPA) E-mail: nerygeisiane98@gmail.com.

Maria Helena de Souza Oliveira, Faculdade de Minas Gerais- FACUMINAS

Licenciatura plena em pedagogia pela Faculdade Pam Americana- FPA. Especialista em Docência da Educação Infantil e dos anos Iniciais pela Faculdade de Minas Gerais- FACUMINAS. E-mail: helenaoliveira4584@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Flor, M. J. P. de S. ., Neri, G. G. ., & Oliveira, M. H. de S. . (2022). REAPROVEITAR PARA ECONOMIZAR UMA PRÁTICA DE INSERIR OS ALIMENTOS DE FORMA INTEGRAL COMO: (CASCAS, TALOS, FOLHAS E SEMENTES). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(9), 450–462. https://doi.org/10.51891/rease.v8i9.6792