POPULAÇÃO NEGRA EM SITUAÇÃO DE RUA E OS EFEITOS DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Uguiarlem Ribeiro Durães Universidade de Brasília
  • Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt PPGE – UNB
  • Josenaide Engracia dos Santos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6669

Palavras-chave:

COVID-19. População em situação de rua. População negra. Saúde. Saúde das minorias étnica.

Resumo

Ao observarmos à nossa volta é possível perceber as mudanças que a pandemia da COVID-19 gerou   transformações na vida de bilhões de pessoas. Tem-se a necessidade de proteger as pessoas e evitar a propagação do vírus SARS-CoV-2, enquanto é necessário assegurar o curso das atividades humanas. A pandemia afetou   às   condições de vida e de saúde da população brasileira, sobretudo da população negra em situação de rua. O objetivo deste artigo consiste em apresentar publicações que tratem da temática dos efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde da população negra em situação de rua e A metodologia utilizada pautou-se na revisão integrativa de literatura norteada pela questão: Quais são as produções já realizadas em relação à população negra em situação de rua, e os efeitos da pandemia da COVID-19? Foram consideradas produções bibliográficas: artigos, dissertações, notas técnicas, relatórios, dentre outros, publicadas de 2020 até o momento atual. Os resultados obtidos são apresentados descritivamente, em formato de tabela contendo título, autor(es) e ano de publicação, objetivo, metodologia e resultados. As condições de vulnerabilidades da população negra em situação de rua   apresentadas nos estudos foram consideradas. São poucos os estudos que retratam a temática do efeito da COVID-19 na população em situação de rua ou população negra, quando interseccionamos estes, vislumbramos uma precária produção que mostrem a realidade desse grupo populacional, confirmando ainda que existem inequidades em saúde, bem como o não funcionamento das políticas ou implementação das mesmas para estes grupos específicos.

Biografia do Autor

Uguiarlem Ribeiro Durães, Universidade de Brasília

Mestrando em Saúde Coletiva (Universidade de Brasília); Especialização em Direitos Humanos e Ressocialização (FUNIP), Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade (ESCS/FEPECS, SES-DF), Especialização em Políticas Públicas para População em Situação de Rua. Terapeuta Ocupacional (UnB). E-mail: uguiarllem@gmail.com. 

 

Cleonice Pereira do Nascimento Bittencourt, PPGE – UNB

Pedagoga, Doutora e Mestre em Educação - PPGE – UNB. 

Josenaide Engracia dos Santos, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília. Doutorado em Ciências da Saúde. Mestrado em Saúde Coletiva. Graduação em Terapia Ocupacional, Psicologia. Especialização em Saúde Mental. 

 

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Durães, U. R. ., Bittencourt, C. P. do N. ., & Santos, J. E. dos . (2022). POPULAÇÃO NEGRA EM SITUAÇÃO DE RUA E OS EFEITOS DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 1029–1043. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6669