SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO GRAÚDO NATURAL POR ESCÓRIA DE ALTO FORNO COMO AGREGADO GRAÚDO PARA FABRICAÇÃO DE CONCRETO

Autores

  • João Paulo Anselmo Churocof FACULDADE FUTURA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6622

Palavras-chave:

Escória de alto Forno. Concreto. Subproduto.

Resumo

Sempre procuramos avanços quanto aos métodos construtivos na engenharia civil, que diminuam os impactos ambientais e que em conjunto possam ser financeiramente rentáveis. Então como a Engenharia Civil pode obter uma rentabilidade maior e ainda diminuir impactos ao meio ambiente ante a extração de minérios e agregados graúdos da natureza? É de conhecimento geral de que a fabricação do ferro gusa gera um material inerte, comumente conhecido como escória de alto forno. E este subproduto adquirido a partir da fabricação do ferro gusa pode ter uma utilidade muito significativa na construção civil. Hoje a escória de alto forno é bem utilizada na fabricação do cimento Portland, pelas indústrias cimenteiras. Porém tal subproduto tem sido amplamente estudado como substituto dos agregados graúdos e também miúdos, na fabricação do concreto. Tal subproduto já vem sido amplamente utilizados em países como Japão, Inglaterra e França, no Brasil, entretanto, ainda enfrenta muita resistência em sua utilização como substituto dos agregados naturais. Felizmente, nos dias atuais, empresas como a CSN já oferece o material para uso na construção civil, como por exemplo para pavimentação de estradas. O reaproveitamento de materiais industriais é algo sempre desejado, quanto mais as escorias de alto forno, que é um subproduto abundante no Brasil. O estudo a seguir conclui que o subproduto escória de alto forno, pode ser utilizado como agregado graúdo na fabricação de concreto para construção civil, de forma muito satisfatória; evidenciamos que seu uso não torna o concreto, após sua cura, um produto menos eficiente, mas sim, o torna um produto rentável economicamente e ambientalmente correto.

Biografia do Autor

João Paulo Anselmo Churocof, FACULDADE FUTURA

Sócio Proprietário da Proyekt Gestão e Projetos. Pós- Graduado em Engenharia Civil Residencial, Industrial e Especiais- FACULDADE FUTURA- UNIDADE: Campus Votuporanga ORCID: 0000-0003-1902-4339 E-mail: churocof@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Churocof, J. P. A. . (2022). SUBSTITUIÇÃO DE AGREGADO GRAÚDO NATURAL POR ESCÓRIA DE ALTO FORNO COMO AGREGADO GRAÚDO PARA FABRICAÇÃO DE CONCRETO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 356–367. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6622