ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E IMUNOLÓGICA DO SARAMPO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS ÚLTIMOS 8 ANOS

Autores

  • Glaucia da Silva Tasca Universidade de Vassouras
  • Ellen Francine Rosestolato Universidade de Vassouras
  • Camila Pinho Bassi Costa Universidade de Vassouras
  • Ivana Picone Borges de Aragão Universidade de Vassouras

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6522

Palavras-chave:

Sarampo. Vacinação. Epidemiologia.

Resumo

O sarampo é uma infeção viral, imunoprevinível, que após sua erradicação no território brasileiro em 2016, ressurgiu em áreas fronteiriças por conta do fluxo migratório entre Venezuela e Brasil, espalhando-se entre regiões do país, incluindo o estado do Rio de Janeiro. O presente estudo objetificou analisar dados epidemiológicos e imunológicos, da população do estado do Rio de Janeiro, obtidos através do DATASUS – utilizando o Sistema de Informações Hospitalares/ Sistema Único de Saúde (SIH/SUS) e Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), no período de 2012 a 2020. Foram coletadas informações sobre número de internações, gasto total, faixa etária e distribuição estadual. A partir dos dados obtidos, o estudo revelou que os casos de internações aumentaram nos últimos dois anos, sobretudo na população abaixo de 05 anos de idade, sendo distribuído de forma heterogênea pelo estado. Ademais, de acordo com os registros a taxa de cobertura vacinal, bem como número de doses aplicadas estão em declínio. Dessa forma, foi possível observar que houve aumento das internações por sarampo, associado ao declínio das imunizações, no território brasileiro, doença, previamente, considerada erradicada nas américas. Portanto, cabe estudos epidemiológicos mais criteriosos a fim de diminuir novamente o número de casos e internações.

Biografia do Autor

Glaucia da Silva Tasca, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. Orcid ID: 0000-0002-2664-5937X. E- mail: gal.tasca@gmail.com.

Ellen Francine Rosestolato, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. Orcid ID:0000-0001-5989-2793

Camila Pinho Bassi Costa, Universidade de Vassouras

Discente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil.

Ivana Picone Borges de Aragão, Universidade de Vassouras

Docente do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, RJ, Brasil. Orcid ID: 0000-0002-4295-0165

Downloads

Publicado

31/08/2022

Como Citar

Tasca, G. da S. ., Rosestolato, E. F. ., Costa, C. P. B. ., & Aragão, I. P. B. de . (2022). ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E IMUNOLÓGICA DO SARAMPO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NOS ÚLTIMOS 8 ANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(8), 847–859. https://doi.org/10.51891/rease.v8i8.6522

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)