O UNIVERSO BIGDATA E SUAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO DE MELHORIAS COMERCIAIS PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE MODELO FAMILIAR

Autores

  • Diego Dias da Costa Universidade Presbiteriana Mackenzie- São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6423

Palavras-chave:

BigData. Ferramentas de tecnologia. Melhorias.

Resumo

Este trabalho demonstra os benefícios da introdução e aplicação dos recursos do BigData especificadamente em uma empresa de pequeno porte e modelo familiar denominada “3X”. Foi analisado a forma pela qual seus dados internos e externos gerados diariamente eram tratados e quais dados tratados poderiam ser considerados úteis para seus gestores. Também foram descritos os processos de coleta e análise das informações, as metodologias adotadas que ofereceram um panorama geral da situação da empresa o que permitiu identificar a causa raiz de seus problemas. Assim, foi proposto uma solução do problema que inicialmente trouxe alguns impactos pois, a solução não era diretamente relacionada ao tema levantado pelos gestores, que consistia na “governança dos dados empresariais”, mas sim, em primeiro plano, a solução estava relacionada à uma estruturação da gestão organizacional, a qual foi considerada em déficit. Assim, posteriormente, foram apresentados os benefícios alcançados por uma governança de dados apropriada e assertiva provenientes de uma gestão correta. E por fim foi realizado um plano de ação visando alcançar os objetivos, incluindo primeiramente uma estruturação vertical da gestão, maximização dos processos e serviços, suporte nas tomadas de decisões dos gestores e consequentemente a governança dos dados da empresa 3X.

Biografia do Autor

Diego Dias da Costa, Universidade Presbiteriana Mackenzie- São Paulo

Pós-graduado em Ciência de Dados (BigData Analytics) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie- São Paulo. Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais- UNILESTE.

Downloads

Publicado

2022-08-02

Como Citar

Costa, D. D. da . (2022). O UNIVERSO BIGDATA E SUAS TECNOLOGIAS COMO INSTRUMENTO DE MELHORIAS COMERCIAIS PARA UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE DE MODELO FAMILIAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1290–1320. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6423