BEM-ESTAR ESPIRITUAL COMO PREDITOR DE AUTOESTIMA

Autores

  • Rodrigo Rodrigues de Souza Universidade De Brasília- UnB
  • Luiz Carlos Victorino Souza Junior Clave Consultoria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6398

Palavras-chave:

Autoestima. Bem-estar espiritual. Bem-estar religioso.

Resumo

O objetivo do trabalho foi analisar se as dimensões do bem-estar espiritual explicam a autoestima. O método escolhido para análise dos dados foi a regressão linear múltipla. A amostra foi composta por 273 estudantes universitários de uma instituição de ensino superior do Distrito Federal. Destes estudantes, 72% são do sexo feminino.  A idade média foi de 26,97 anos, (DP = 8,82). Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos. Escala de Autoestima de Rosemberg, adaptada à população brasileira por Hutz e Zanon (2011). Escala de Bem-estar Espiritual, adaptada à população brasileira por Marques, Sarriera e Dell’Aglio (2009) e um questionário de levantamento de dados sociais. Os resultados demostraram que cerca de 35% da variabilidade da autoestima pode ser explicada pelo bem-estar espiritual. A variável que mais fortemente impactou nos níveis de autoestima foi o bem-estar existencial, explicando 34,2% da variável predita. A outra variável preditora (bem-estar religioso) por sua vez, relacionou-se com apenas 1,4% da variância de autoestima. Desta forma podemos afirmar que acreditar em um propósito para a vida contribui mais para a autoestima do que adotar uma referência religiosa divina.

Biografia do Autor

Rodrigo Rodrigues de Souza, Universidade De Brasília- UnB

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade De Brasília- UnB. Professor Universitário. E-mail: prof.pdh.rodrigorodrigues@gmail.com. 

Luiz Carlos Victorino Souza Junior, Clave Consultoria

Psicólogo. Mestre em Administração. Doutor em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações. Diretor de Pesquisa e Metodologia — Clave Consultoria. http://orcid.org/0000-0002-3095-0598. E-mail: luiz@claveconsultoria.com.br.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Souza, R. R. de ., & Souza Junior, L. C. V. . (2022). BEM-ESTAR ESPIRITUAL COMO PREDITOR DE AUTOESTIMA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 1131–1141. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6398