ÓLEO ESSENCIAL DE ALLIUM SATIVUM FRENTE A INFECÇÕES FÚNGICAS NO ÂMBITO DE SAÚDE DA MULHER: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Angélica dos Santos Almeida Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA
  • Ariane Durval de Sá Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA
  • Lílian Filadelfa Lima dos Santos Leal UNIVASF
  • Maria da Conceição Aquino de Sá Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA
  • Jorge Messias Leal do Nascimento Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6332

Palavras-chave:

Allium Sativum. Infecções fúngicas. Saúde da mulher.

Resumo

Às infecções fúngicas tem alto índice de morbidade e mortalidade em seres humanos. Os agentes infecciosos causam enfermidade leve ou nenhuma enfermidade em pessoas saudáveis, embora, possam causar doenças graves em imunocomprometidos. Atualmente observa-se um aumento de infecções fúngicas que prejudicam a saúde das mulheres, um deles está relacionado à candidíase causada pelo fungo Candida albicans que acomete mulheres de várias idades por alguns fatores, um deles é a baixa imunidade, uso de roupas apertadas, utilização de antibióticos e outros. O fungo se aloja na região genital da mulher, provocando alguns sintomas como: coceira, secreções esbranquiçadas, dor e desconforto no contato íntimo. Estudos comprovam que plantas medicinais podem ajudar no combate e tratamento deste tipo de infecção, um deles está o alho (Allium Sativum), planta usada atualmente como um medicamento fitoterápico de ação antifúngica, antibacteriana e antiviral. O alho contém uma substância chamada alicina, princípio ativo que é responsável pelo odor característico da planta. O objetivo dessa pesquisa é descrever maneiras de combate e prevenção de infecção fúngicas que acomete a saúde da mulher com ênfase a Candida albicans e o uso de óleos essenciais do Allium sativum no tratamento desta infecção. A presente pesquisa é uma revisão abrangente quantitativa e qualitativa, baseada em artigos publicados nas bases de dados do Google Acadêmico, PubMed, Scielo em inglês, espanhol e português entre 2011 e 2021.  

Biografia do Autor

Angélica dos Santos Almeida, Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA

Discente do curso de Enfermagem da Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA

Ariane Durval de Sá, Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA

Discente do curso de Enfermagem da Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA

Lílian Filadelfa Lima dos Santos Leal, UNIVASF

Discente do curso de Mestrado em Ciências da Saúde e Biológicas da UNIVASF

Maria da Conceição Aquino de Sá, Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA. E-mail: jorge.nascimento@brasiliaeducacional.com.br.

Jorge Messias Leal do Nascimento, Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade UNIBRAS de Juazeiro-BA. E-mail: jorge.nascimento@brasiliaeducacional.com.br.

Downloads

Publicado

30/07/2022

Como Citar

Almeida, A. dos S. ., Sá, A. D. de ., Leal, L. F. L. dos S. ., Sá, M. da C. A. de ., & Nascimento, J. M. L. do . (2022). ÓLEO ESSENCIAL DE ALLIUM SATIVUM FRENTE A INFECÇÕES FÚNGICAS NO ÂMBITO DE SAÚDE DA MULHER: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(7), 719–728. https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6332

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)