ÓLEO ESSENCIAL DO ZINGIBER OFFICINALE ROSCOE FRENTE A INFECÇÕES FÚNGICAS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Leidiane de Lima Pimentel Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA
  • Cintia da Silva Oliveira Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA
  • Lilian Filadelfa Lima dos Santos Leal Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA
  • Maria da Conceição Aquino de Sá Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA
  • Jorge Messias Leal do Nascimento Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6049

Palavras-chave:

Controle de infecções. Fungos. Gengibre.

Resumo

Dado ao grande impacto que os patógenos fúngicos apresentam sobre a saúde humana e ao aumento da resistência fúngica aos medicamentos utilizados no tratamento destes, a busca por medidas terapêuticas alternativas com menos efeitos secundários se fez necessária, no intuito de combater essa resistência. O uso dos óleos essenciais surge como uma possibilidade, e dentre eles, está o óleo do Zingiber officinale Roscoe, devido ao seu efeito antimicrobiano. Objetivou-se realizar uma revisão integrativa sobre o potencial uso do Z. officinale e os efeitos do óleo essencial como agente antimicrobiano frente a infecções fúngicas. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, nas bases de dados LILACS, PubMed e MEDLINE. Entre 981 artigos encontrados, utilizando como critérios de inclusão artigos dos últimos 20 anos, em português, inglês que fossem pertinentes com a temática, assim foi realizada a leitura do título e resumo de cada achado e foram selecionados 58 artigos para leitura completa, sendo a amostra final da pesquisa, 19 artigos, sendo 14 deles especificamente sobre o uso do  Z. officinale como antifúngico. Os resultados agrupados deste estudo mostraram que, em relação aos grupos controle, os efeitos da utilização de Z. officinale de forma tópica foram estatisticamente significativos. Alguns demonstram efeito mínimo a nível sérico, além disso, a alta heterogeneidade desapareceu nas análises de subgrupo por idade, duração, dose e qualidade. A análise atual mostrou que a suplementação e utilização tópica do óleo essencial de Z. officinale teve um efeito significativo nos marcadores séricos de inflamação e antifúngico. Sendo assim, o potencial antifúngico do óleo essencial do Z. officinale Roscoe foi confirmado por meio dos resultados dos achados científicos.

Biografia do Autor

Leidiane de Lima Pimentel, Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA

Discente do curso de Enfermagem da Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA.

Cintia da Silva Oliveira, Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA

Discente do curso de Enfermagem da Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA.

Lilian Filadelfa Lima dos Santos Leal, Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA

Mestranda em Ciências da Saúde e Biológicas, UNIVASF.

Maria da Conceição Aquino de Sá, Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA.

Jorge Messias Leal do Nascimento, Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA

Docente do curso de Enfermagem da Faculdade UniBRAS de Juazeiro-BA. E-mail: jorge.nascimento@brasiliaeducacional.com.br.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Pimentel, L. de L. ., Oliveira, C. da S. ., Leal, L. F. L. dos S. ., Sá, M. da C. A. de ., & Nascimento, J. M. L. do . (2022). ÓLEO ESSENCIAL DO ZINGIBER OFFICINALE ROSCOE FRENTE A INFECÇÕES FÚNGICAS: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1200–1209. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6049