ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA NA INFECÇÃO POR TRICHOMONAS VAGINALIS

Autores

  • Thiago José Matos Centro Universitário Cesmac
  • Júlia Karlla Campos Nascimento Centro Universitário Cesmac
  • Uirassú Tupinambá Silva de Lima Universidad Nacional de Rosário
  • Alessandra do Nascimento Pontes Universidade Mackenzie
  • Thycia Maria Gama Cerqueira Centro Universitário Cesmac
  • Lara Malta Siqueira Barbosa Centro Universitário Cesmac

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3591

Palavras-chave:

DST. Trichomonas vaginalis. Saúde da mulher.

Resumo

INTRODUÇÃO: A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível (DST) negligenciada no Brasil. Essa doença é uma das DSTs mais prevalentes mundialmente. Esse estudo teve como objetivo analisar a atuação da enfermeira na infecção por Trichomonas vaginalis. METODOLOGIA: consistiu em um estudo de revisão integrativa de literatura, através de pesquisa nas bases de dados literatura latino-americana e do Caribe Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literatura Análise e Retrieval System on-line (MEDLINE), Public Medline (Pu- bMed) e as bibliotecas virtuais Scientific Electronic Library Online (SciELO), essas escolhidas por sua larga difusão acadêmica. RESULTADOS E DISCuSSÃO: A busca foi realizada pelo acesso on-line e a amostra final desta revisão integrativa contém artigos dos anos de 2010 a 2016. Os artigos incluídos trataram do diagnóstico das principais infecções do trato geniturinário, a tricomoníase aparecendo como uma das três principais; da importância do conhecimento sobre essas patologias no que se refere ao agente causal, sintomatologia, técnicas diagnósticas e tratamento correto para evitar complicações no curso crônico da infecção. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Embora haja poucos trabalhos sobre a atuação dos enfermeiros frente a pacientes com tricomoníase, a presente revisão integrativa mostrou que os enfermeiros que atuam na área de saúde da mulher ou que receberem treinamento na área pode estar apto a diagnosticar e realizar os cuidados necessários para gerenciar/controlar as infecções do trato geniturinário, entre elas a tricomoníase, tanto em mulheres quanto em homens.

Biografia do Autor

Thiago José Matos, Centro Universitário Cesmac

Doutor em Inovação Terapêutica pelo Programa de Pós-graduação em Inovação Terapêutica (PPGIT/UFPE). Professor Assistente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas na área de Parasitologia lotado no Núcleo de Ciências Biológicas (NUCIB/UNCISAL) e professor titular do Centro Universitário Cesmac. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Análise de Sistemas Ambientais (PPGASA/Cesmac) e do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologia (MEST/Uncisal). Coordena o grupo de pesquisa Saúde, educação e meio ambiente. Conselheiro Regional pelo Conselho Regional de Farmácia de Alagoas.

Júlia Karlla Campos Nascimento, Centro Universitário Cesmac

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Cesmac.

Uirassú Tupinambá Silva de Lima, Universidad Nacional de Rosário

Doutorando em Educação pela Faculdade de Humanidades e Artes da Universidad Nacional de Rosário - UNR. Psicólogo, graduado em Psicologia pelo Centro Universitário Cesmac. Enfermeiro, graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Ensino na Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas. Especialista em Gerontologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, em Metodologia do Ensino Superior pela UFAL e em Ensino de Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Instituto Osvaldo Cruz - FIOCRUZRJ. Neuropsicólogo pela Universidade Cândido Mendes -UCAMRJ. E-mail: uirassulima@yahoo.com.br.

Alessandra do Nascimento Pontes, Universidade Mackenzie

Doutoranda pela Universidade Mackenzie, Mestre em Modelagem Computacional, Membro do Núcleo de Robótica e Centro de Inovação e Tecnologia do CESMAC. Co-fundadora da Startup Mulheres Conectadas juntamente com Gesyca Santos com o propósito da transformação digital e equidade de gênero, conectando mulheres ao universo do Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação é consultora de Tecnologia, Empreendedorismo e Startup credenciada pelo SEBRAE/AL e avaliadora de Projetos de Inovação pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Atua nos processos de modelagem de solução, palestrante e Mentora. Membro Woman in Science é um Programa do British Council. Membro do Future Females Business School em parceria com o UK-Brazil Tech Hub!  Líder de Comunidade da Sururu Valley. Atualmente é Embaixadora da Associação Brasileira de Startup de Saúde - ABSS.

Thycia Maria Gama Cerqueira , Centro Universitário Cesmac

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Cesmac (2010); Doutoranda pelo programa de Doutoramento em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019); Mestra em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2013), Especialista em Saúde Pública (2012). Coordena o curso de Graduação em enfermagem do Centro Universitario Cesmac e a Especialização Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família. Possui sete anos de experiência profissional acadêmica como professora no ensino superior.

Lara Malta Siqueira Barbosa, Centro Universitário Cesmac

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Cesmac.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Matos, T. J. ., Nascimento, J. K. C. ., Lima, U. T. S. de ., Pontes, A. do N. ., Cerqueira , T. M. G. ., & Barbosa, L. M. S. . (2021). ATUAÇÃO DA ENFERMEIRA NA INFECÇÃO POR TRICHOMONAS VAGINALIS . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1494–1508. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3591