AS OBRAS DE ARTES: SOCIEDADE BRASILEIRA, RACISMO E DESIGUALDADE SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i7.6323Palavras-chave:
Artes. Brasileira. Racismo. Desigualdade. Social.Resumo
Na sociedade Brasileira, embora com significativas mudanças em como o individuo negro e seu corpo e idealisado, os Homens bestialisados e estrermamente fortes ou exoticas, mas não dotados de intelecto avançado. As mulheres negras reduzidas a dois extremos, cabelos ruins e feias ou exóticas. A criticar a arte racistas do XIX - XX, e para isso é fundamental estudarmos as Obras de Artes Brasileiras, pois se faz necessário problematizar, como a ideologia racista no país foi construída. Na conjuntura contemporânea Brasileira, como a estética da arte foi formada e como ela é hoje, é um tema transversal pois nos mostra como o racismo é estrutural. O uso de imagens tão emblemáticas quanto a pintura de Pedro Américo “O grito do Ipiranga”, Modesto Brocos “A Redenção de Cam” e Cândido Portinari “ Café” é de extremo valor pedagógico. Na contemporaneidade, se faz necessário ensinar e problematizar como nossa Nação foi criada e como participamos nos rumos dela. O estudo, analise e crítica a essas pinturas “ O grito do Ipiranga”, “A Redenção de Cam” e “Café” contribui para entendermos como o racismo estrutural foi idealizado e vemos os vestígios ainda na contemporanidade, na nossa paisagem em nossas falas e como tratamos o corpo do individuo negro, e como o estado Brasileiro e suas política econômica e de segurança pública anda tem espiração nessas pinturas dos séculos XIX – XX.
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