RESULTADO DO SAEB: POSSIBILIDADES NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE AVALIAÇÃO ESCOLAR DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO AMAZONAS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6134Palavras-chave:
Aneb. Prova Brasil. SAEB. Matemática.Resumo
Esse estudo propõe uma abordagem inovadora e holística na avaliação escolar da matemática a partir da contextualização dos resultados da Avaliação Nacional da Educação Básica(ANEB) e da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anres), também conhecida como Prova Brasil) para alunos do ensino médio no estado do Amazonas. Essas avaliações, compõem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Caracteriza-se a ANEB e a Prova Brasil, como forma de se correlacionar os dados obtidos por escolas do estado do Amazonas nas últimas avaliações e assim inferir sobre a que formas essas podem serem utilizados como estratégia de avaliação da matemática. Utiliza-se a abordagem qualitativa, com fins exploratórios e como instrumentos de coleta de dados a pesquisa bibliográfica de publicações impressas e eletrônicas publicadas no período de 2010 a 2019, exceto quando se trata da legislação, com a inferência dessa autora. O marco teórico está embasado em teóricos e pesquisadores como Moraes (2012), Lacruz; Américo; Carniel (2019), Arroyo (2014) e Luckesi (2015). Conclui-se que sem uma contextualização da avaliação escolar em Matemática correlacionando-a com as avaliações em larga escala, do Saeb e das mudanças na legislação ocorridas desde 2016 não se poderá mudar a atual realidade vivenciada no Ensino Médio no Brasil, para isso a busca de novos métodos avaliativos e a inovação no processo de ensinar e avaliar são essências para se ter uma educação de qualidade.
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