O PAPEL DO CRISPR/Cas9 NO ESTUDO DA DOENÇA GENÉTICA: FIBROSE CÍSTICA

Autores

  • Luca Bueno Palhares Rocha Instituição Centro Universitário São Camilo

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6079

Palavras-chave:

Fibrose Cística. CFTR. Terapia Gênica. Edição Gênica. CRISPR/Cas9.

Resumo

A Fibrose Cística (FC) é considerada a doença genética letal mais comum em populações caucasianas, sendo está caracterizada por infecções crônicas e recorrentes do pulmão, insuficiência pancreática e elevados níveis de cloro no suor. Esta doença de herança autossômica recessiva é causada pela mutação no gene do Regulador da Condutância Transmembrana da Fibrose Cística, que induz ao organismo produzir secreções espessas e viscosas que obstruem os pulmões, o pâncreas e o ducto biliar. Muitos pacientes manifestam insuficiência pancreática, tendo como consequências dessa insuficiência: a má-absorção de nutrientes, especialmente, de proteínas e lipídeos e também complicações gastrointestinais. A FC normalmente é diagnosticada durante a infância, pelos programas de triagem neonatal, pelo teste do suor e análise genética. Em decorrência dos diversos sistemas envolvidos e da variabilidade e cronicidade da doença, é essencial uma abordagem multidisciplinar para auxiliar o paciente e sua família. A terapia atual da FC compreende a manutenção do estado nutricional, o uso de antibióticos para prevenção e tratamento de infecções, a remoção das secreções das vias aéreas com fisioterapia e mucolíticos, indicação de suplementos energéticos e dietas, apesar do tratamento ser apenas paliativo. A terapia gênica é um tratamento fundamentado na transferência de cópias do material genético sem mutação ao organismo de interesse, possibilitando a correção do fenótipo de distúrbios provocados por mutações genéticas. Com o avanço tecnológico e descobertas, a respeito da função dos genes e do material genético, foram desenvolvidas diversas metodologias capazes de corrigir o genoma humano. O sistema CRISPR/Cas9 (clustered regularly short palindromic repeats-CRISPR associated nucleases) tem-se destacado devido à sua versatilidade, capacidade de realizar a alteração desejada e simplicidade de manuseamento em laboratório. Diante o exposto, a FC tem sido alvo de estudos com a utilização da terapia genética.

Biografia do Autor

Luca Bueno Palhares Rocha, Instituição Centro Universitário São Camilo

Graduado em Biomedicina pela instituição Centro Universitário São Camilo, com habilitação na área de Biologia Molecular e Bioquímica. Realizei Iniciação Científica no departamento de Genética da UNIFESP durante a minha graduação, posteriormente fiz Estágio supervisionado no Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, e Atualmente sou TT3 bolsista FAPESP, no Instituto de Medicina Tropical (USP), Integrante do grupo CADDE (centre for arbovirus, discovery,diagnostics, genomics e epidemiology), integrante da equipe da Prof. Ester Sabino, renomada mundialmente. E-mail: lucarocha332@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Rocha, L. B. P. . (2022). O PAPEL DO CRISPR/Cas9 NO ESTUDO DA DOENÇA GENÉTICA: FIBROSE CÍSTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1497–1516. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6079