A PEDAGOGIA E O SISTEMA PRISIONAL: A EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR

Autores

  • Nívea Maria Pimentel Quaresma Universidade Federal do Amapá- UNIFAP
  • Rafael dos Santos Rocha Universidade Federal do Amapá- UNIFAP
  • Luzilene Alves Cruz Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.606

Palavras-chave:

Educação Penitenciaria; Pedagogia e o Sistema Prisional; Pedagogia Social.

Resumo

O presente artigo faz uma análise sobre A Pedagogia e o Sistema Prisional, assim, a pesquisa teve por objetivo verificar sua contribuição para o processo de ressocialização. Histórico da Educação Prisional no Brasil, Eca e Direito humanos: Educação Presidiária, Pedagogia social e a sua importância na ressocialização carcerária. Tendo como embasamento teórico Foucalt e Eliane Vasquez. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa cuja coleta de dados foi bibliográfica, documental. Assim, os resultados obtidos neste trabalho confirmam que a Pedagogia social auxilia na reinserção do indivíduo a sociedade. É uma forma de promover o direito a educação a todos, independentemente de onde o indivíduo se encontra. Numa perspectiva interdisciplinar, além de ajudar na construção da identidade social do apenado.

Biografia do Autor

Nívea Maria Pimentel Quaresma, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (2019). Professora de Ensino Infantil Municipal Recrutinha/Oiapoque-AP. E-mail: nivea.unifap.ped2016@gmail.com.

Rafael dos Santos Rocha, Universidade Federal do Amapá- UNIFAP

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (2019). Professor de Ensino Infantil Municipal Recrutinha/Oiapoque-AP. E-mail: diflenrafael@gmail.com.

Luzilene Alves Cruz, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Graduação em Pedagogia pela UFBA e especialista em Educação Infantil e anos iniciais pela UnP. Docente do Colegiado do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amapá. Atualmente responde pelo Departamento de Educação a Distância da UNIFAP. E-mail: luzilene.cruz@unifap.br.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Quaresma, N. M. P. ., Rocha, R. dos S. ., & Cruz, L. A. . (2021). A PEDAGOGIA E O SISTEMA PRISIONAL: A EDUCAÇÃO EM AMBIENTE NÃO ESCOLAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 18. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.606