RUADOGIZ: A SEXTA RUA MAIS BONITA DO BRASIL

Autores

  • Rivanio Almeida Santos Faculdade do Maranhão - FACAM
  • Suzane Rodrigues da Silva UFMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6051

Palavras-chave:

Rua do Giz. Redes Sociais. Hospitalidade.

Resumo

Este artigo trata sobre os efeitos da eleição da Rua do Giz, de São Luís - MA, como a sexta rua mais bonita do país e visa estudar os efeitos sobre a atividade turística na cidade durante a Pandemia do COVID-19. Buscou-se teorias e pesquisas publicadas de estudiosos como Luiz Octávio de Lima Camargo, Jacques Derrida, dentre outros. Usou-se no desenvolvimento da pesquisa o método Quali-Quanti, Pesquisa Bibliográfica, Documental, Descritiva e Análise de Dados para se entender esses efeitos que apontam melhoria na autoestima do residente e uma boa percepção na relação de hospitalidade com os visitantes e turistas.

Biografia do Autor

Rivanio Almeida Santos, Faculdade do Maranhão - FACAM

Turismólogo formado pela Faculdade do Maranhão - FACAM; Autor do Ensaio Fotográfico “Fotografia e Preservação: Um Passeio por São Luís do Maranhão”, que trata da importância da fotografia para preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de São Luís; Pós-graduado em  MBA em Marketing e Gestão Mídias Digitais pela Faculdade Laboro; Pós-graduando em Docência do Ensino Básico e Superior pela Instituto Nacional de Educação e Extensão - INEX.; Co-autor, junto do sociólogo Ricarte Almeida Santos  e do jornalista Zema Ribeiro, do livro “Chorografia do Maranhão – 54 bambas do choro e entrevistas; Criador e curador da “Exposição Virtual Guarnicendo Lembranças do Rivas” (2020); Criador e curador da  “Exposição Virtual Estude Para ajudar Seu  Povo: A história de um colégio que fez história”; Criador, produtor, fotógrafo e curador da “Exposição Virtual Bonecas em Destaque: uma homenagem às personalidade do Carnaval Brasileiro” produzidas pelo artista visual Enoque Silva; Atualmente, atua como artista visual, cenógrafo, figurinista e fotógrafo, administrador de galeria virtual, @GaleriaRivas (Instagram) para divulgação de pontos turísticos de São Luís e está Analista de Marketing da Vivo, operadora de telefonia celular. E-mail:

Suzane Rodrigues da Silva, UFMA

Mestre em Políticas Públicas – UFMA.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Santos, R. A. ., & Silva, S. R. da . (2022). RUADOGIZ: A SEXTA RUA MAIS BONITA DO BRASIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 1216–1229. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.6051