ATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA

Autores

  • João Paulo Ferreira Pinto UniREDENTOR
  • Andrei Pereira Pernambuco Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.590

Palavras-chave:

Atividade. Participação. Acidente Vascular Encefálico. Qualidade de vida.

Resumo

O acidente vascular encefálico (AVE) é definido como uma alteração súbita da função neurológica ocasionada por uma privação de fluxo sanguíneo em determinada área encefálica, isso prejudica o aporte de oxigênio e glicose ao tecido, o que proporciona danos encefálicos que prejudicam a funcionalidade do indivíduo e podem comprometer a qualidade de vida de pessoas acometidas por esta condição.  O objetivo deste estudo foi avaliar a atividade e a participação de pacientes acometidos por AVE e correlacioná-los com a qualidade de vida. A amostra foi composta por 20 participantes, de ambos os gêneros e com idade entre 30 e 85 anos, recrutados por conveniência. A análise estatística foi realizada no software GraphPad Prism v5.0. Para verificar a normalidade dos dados foi utilizado o teste de Kolmogorov Smirnov e as análises de correlação foram realizadas por meio do teste de Correlação de Pearson, dada a distribuição normal dos dados. Os resultados demonstram que os pacientes com AVE possuem níveis de atividade 4,45 ± 1,79, níveis de participação 12,90 ± 4,38 e de qualidade de vida 143,9 ± 38,39. As análises de correlação apontam que as variáveis atividade e participação (r Pearson = 0,64, p = 0,002); atividade e QV (r Pearson = 0,54, p = 0,01) e participação e QV (r Pearson = 0,75, p = 0,0001) se correlacionam significativa e positivamente. Por fim o teste de regressão múltipla demonstrou que a variável participação explica em 56% a QV dos participantes do estudo. Diante dos resultados obtidos no presente estudo, pode ser observado, que a idade não altera a participação, atividade e nem a QV, porém, a atividade e a participação interferem diretamente sobre a QV. Deste modo as intervenções fisioterapêuticas devem focar tanto a atividade quanto a participação dos indivíduos com AVE para aprimorar não só a função como também a qualidade de vida destas pessoas.

Biografia do Autor

João Paulo Ferreira Pinto, UniREDENTOR

Graduação em Fisioterapia (UNIFOR-MG). Conclusão em 2015. · Pós-Graduado em FisioPós- Fisioterapia em UTI (UniREDENTOR). Conclusão em Santa Casa de Misericórdia – Santo Antônio do Monte/MG Cargo: Fisioterapeuta Intensivista – UTI. E-mail: joaopauloferreira46@hotmail.com.

Andrei Pereira Pernambuco, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

Pós-doutorado em Biologia Celular pelo Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Biologia Celular pelo Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Educação Cultura e Organizações Sociais pela Fundação Educacional de Divinópolis - Universidade do Estado de Minas Gerais. Pós- Graduação em Acupuntura Tradicional Chinesa pela Associação Brasileira de Acupuntura. Pós -Graduação em Fisioterapia em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Estácio de Sá. Pós -Graduação em Treinamento Desportivo e Personal Training pelo Centro Universitário de Formiga - MG (UNIFOR-MG). Graduado em Fisioterapia pela Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS). Professor e pesquisador do UNIFOR-MG. Presidente do Comitê de Ética em Pesquisas em Humanos do UNIFOR-MG. Editor Chefe da Revista Conexão Ciência. Professor da Universidade de Itaúna. Coordenador da Comissão de Saúde Funcional do CREFITO-4. Delegado de Representação Política do CREFITO-4 em Itaúna-MG e região.

Downloads

Publicado

2021-02-27

Como Citar

Pinto, J. P. F. ., & Pernambuco, A. P. . (2021). ATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 31. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.590