DESAFIOS E PERPLEXIDADES NO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA A QUEM TENTA SUICÍDIO

Autores

  • Wilma Suely Batista Pereira Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5895

Palavras-chave:

Suicídio. Emergências hospitalares. Políticas públicas.

Resumo

Pesquisa qualitativa, de campo. Objetivo Geral: Analisar concepções mantidas pelos profissionais sobre o atendimento às pessoas em tentativas de suicídio. Específicos: Elencar sentimentos, opiniões e emoções manifestos pelos participantes em torno do atendimento de pessoas que tentaram suicídio; verificar as experiências narradas pelos participantes em relação atendimentos de pessoas em situação de tentativas e mortes por suicídio; levantar os procedimentos mais frequentemente utilizados nos atendimentos de pessoas que tentaram suicídio. Método: Dados coletados através da técnica “Bola de Neve”, com formulário online e analisadas a partir da Análise de Conteúdo. Resultados: As categorias analíticas foram: 1. Impacto; 2. Dialética dos motivos para tentar morrer; 3. Emergência Ilegítima; 4. O sofrimento de quem atende. Conclusão: ainda há estigmatização em relação à pessoa com comportamento suicida por parte dos profissionais A ausência de psicólogos na atenção básica impacta nos serviços de urgência/emergência. Conhecer as concepções dos profissionais de saúde é importante para a elaboração de políticas públicas de assistência à saúde mental da população, bem como reestruturar os serviços de urgência e emergência, com treinamentos para as equipes.

 

Biografia do Autor

Wilma Suely Batista Pereira, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em ciências: desenvolvimento socioambiental; professora Titular do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Rondônia. Líder do Observatório de Violência, Suicídio e Política Pública -OBSAT. wilsue@unir.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2330-2805.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Pereira, W. S. B. . (2022). DESAFIOS E PERPLEXIDADES NO ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA A QUEM TENTA SUICÍDIO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(6), 37–57. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5895