INFÂNCIAS (IN) VISIBILIZADAS: REFLEXÕES SOBRE A CRIANÇA NEGRA NA HISTÓRIA DE VILHENA-RO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.588Palavras-chave:
Infância Negra. Migração. Vilhena-RO.Resumo
Esse trabalho busca promover a visibilidade da criança negra no cotidiano da história da Educação de Vilhena — RO, entre os anos de 1960 a 1980. Sabe-se que na história, as crianças não receberam a visibilidade merecida por seus papeis sociais, culturais, e nesse contexto, as crianças negras são praticamente ainda mais invisibilizadas. Poucos registros contam com a presença de crianças não brancas durante o processo de colonização e migração de Vilhena, como se não houvesse a presença de povos de diferentes etnias. A história contada é branca, sem pretos, pardos, sem os povos originários da floresta. Como se trata de uma pesquisa que também envolve o tema da diversidade cultural, essa investigação busca contribuir para a discussão de ruptura do modelo eurocêntrico na educação e sucessivamente na análise histórica e social da participação do afrodescendente na construção de uma educação multicultural na escola brasileira. A execução metodológica no âmbito da Nova História Cultural (NHC) se utiliza de fontes documentais e fotografias históricas de infâncias dos migrantes que vivenciaram tal experiência no cenário em estudo.
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