A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 4.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO SOBRE INSETOS COMO BASE PARA A FORMULAÇÃO DE UM CURRÍCULO DE ENTOMOLOGIA

Autores

  • Luiz Ney d’Escoffier Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.587

Palavras-chave:

percepção entomológica, currículo, ensino fundamental, Etnobiologia.

Resumo

Popularmente, os insetos são relacionados a doenças, ditos nojentos, nocivos ou perigosos e animais que não pertencem a esta classe são confundidos com eles. Para a definição de metas visando a eliminação destes preconceitos, é preciso inteirar-se dos conhecimentos prévios sobre insetos. Nosso objetivo foi levantar que conhecimentos, conceitos e influências alunos do 4.º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro possuem sobre insetos. Através de um questionário, concluímos que conhecem pouco, não conseguem distingui-los de outras classes de animais, trazem conceitos negativos e agressivos reproduzindo concepções familiares. Propomos que ao elaborar um currículo de entomologia as percepções dos alunos sejam consideradas, já que são influenciadas pelas concepções culturais.

Biografia do Autor

Luiz Ney d’Escoffier, Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz

Formado em Biologia, possui mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Atualmente é tecnologista sênior do Instituto Oswaldo Cruz, Fiocruz. Possui experiência na área de bioquímica e biologia molecular de parasitos e atualmente desenvolve pesquisas na área de educação nos seguintes temas: gamificação, utilização do lúdico no processo ensino/aprendizagem, novas tecnologias para o ensino, inovações nas escolas e PBL.E- mail: lescof@gmail.com.

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Publicado

2021-02-27

Como Citar

d’Escoffier, L. N. . (2021). A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 4.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO SOBRE INSETOS COMO BASE PARA A FORMULAÇÃO DE UM CURRÍCULO DE ENTOMOLOGIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(2), 17. https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.587