A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO 4.º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO SOBRE INSETOS COMO BASE PARA A FORMULAÇÃO DE UM CURRÍCULO DE ENTOMOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i2.587Palavras-chave:
percepção entomológica, currículo, ensino fundamental, Etnobiologia.Resumo
Popularmente, os insetos são relacionados a doenças, ditos nojentos, nocivos ou perigosos e animais que não pertencem a esta classe são confundidos com eles. Para a definição de metas visando a eliminação destes preconceitos, é preciso inteirar-se dos conhecimentos prévios sobre insetos. Nosso objetivo foi levantar que conhecimentos, conceitos e influências alunos do 4.º ano do ensino fundamental de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro possuem sobre insetos. Através de um questionário, concluímos que conhecem pouco, não conseguem distingui-los de outras classes de animais, trazem conceitos negativos e agressivos reproduzindo concepções familiares. Propomos que ao elaborar um currículo de entomologia as percepções dos alunos sejam consideradas, já que são influenciadas pelas concepções culturais.
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