PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Autores

  • Fábio José Colombo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Brazelino Bertolete Neto Centro de Educação Tecnológica Paula Souza
  • Luciano de Jesus Rodrigues de Barros Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5620

Palavras-chave:

NF-e. XML. DANFE. Fiscais. Web Services.

Resumo

Este artigo tem por finalidade apresentar de forma clara e sucinta a metodologia de emissão das notas fiscais eletrônicas à Receita Federal através da comunicação com Web Services utilizando-se de arquivos XML, devido a obrigatoriedade imposta do modelo de notas ficais eletrônicas (NF-e), pelas Secretarias de Fazenda dos Estados e Receita Federal que  tem  como  objetivo  a  implantação  de  um modelo  nacional  de  documento fiscal eletrônico que substitui a sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel, modelos 1 e 1A, tendo validade jurídica pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações dos contribuintes e permitindo o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pela fiscalização.

Biografia do Autor

Fábio José Colombo, Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, Professor do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Pós-graduado em Análise de Segurança Digital. E-mail: fabio.colombo@fatectq.edu.br.

Brazelino Bertolete Neto, Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, Professor do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Pós-graduado em Análise de Segurança Digital. E-mail: brazelino.neto@fatectq.edu.br.

Luciano de Jesus Rodrigues de Barros, Centro de Educação Tecnológica Paula Souza

Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, Professor do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Pós-graduado em Gestão em Sistemas de Informação. E-mail: lennontaqua@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Colombo, F. J. ., Bertolete Neto, B. ., & Barros, L. de J. R. de . (2022). PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 2092–2102. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5620