METODOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA: UTILIZANDO O JOGO LÚDICO QUATRO FOTOS, COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA FACILITAR À IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS DA TABELA PERIÓDICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA

Autores

  • Wellington Abreu Martins UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5570

Palavras-chave:

Jogo lúdico. Tabela periódica. Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho, foi elaborado com a intenção de facilitar a aprendizagem dos alunos a identificar os elementos químicos na tabela periódica, brincando com o jogo lúdico quatro fotos, esse jogo consiste em apresentações de slides com quatro imagens que remetem características de cada elemento auxiliando uma rápida identificação, os slides são exibidos de forma aleatória com duração de 30 a 60 segundos conforme a complexidade de cada resposta, após o término desse do tempo as equipes receberam a primeira pista que corresponde as finalidades, como seu uso no cotidiano e nas indústrias. Caso não seja respondida as equipes receberam pistas indicando a família e o período do elemento na tabela periódica. A atividade foi aplicada com alunos do 1 ano do ensino médio, na forma de uma competição com disputa entre equipes compostas por alunos tendo como objetivo final uma premiação para à equipe vencedora, depois da disputa foi verificado que o jogo lúdico alcançou o objetivo desejado pois ficou constatado que os participantes responderam corretamente a maioria dos enigmas relacionado as imagens aos elementos. É notadamente conhecido no meio educacional que os alunos tem dificuldade de aprendizagem nas disciplinas das áreas de exatas e naturezas e cabe aos docentes dessas áreas buscar estratégias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, principalmente com a utilização de meios tecnológicos pois na atualidade é o que as crianças e adolescentes mais se interessam e assim tornem o ambiente da sala de aula um local prazeroso de se, está saindo da mesmice das aulas tradicionais que tornaram-se monótonas e sem nenhum atrativo.

Biografia do Autor

Wellington Abreu Martins, UNINTER

Graduado em Ciências com habilitação em química,pela Universidade Estadual do Maranhão . Pós-graduado em metodologia no ensino de Biologia e Química pelo Centro Universitário UNINTER. E- mail: wellingtonqmcprof@gmail.com.

Downloads

Publicado

31/05/2022

Como Citar

Martins, W. A. . (2022). METODOLOGIA NO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA: UTILIZANDO O JOGO LÚDICO QUATRO FOTOS, COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA FACILITAR À IDENTIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUÍMICOS DA TABELA PERIÓDICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1534–1544. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5570