A RELEVÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: NOS ASPECTOS DA SAÚDE MENTAL

Autores

  • Elisa Regina Pereira Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Lígia Gisely dos Santos Chaves Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
  • Everton Vinícius Souza do Nascimento Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5538

Palavras-chave:

Educação Física. Exercício. Idosos. Qualidade de Vida. Saúde Mental.

Resumo

Introdução:A prática de exercício físico regularmente traz inúmeros resultados positivos para uma vida saudável, manter o corpo ativo proporciona muitos benefícios para a qualidade de vida do indivíduo. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) Qualidade de Vida está relacionada na percepção do indivíduo de sua posição na sociedade, no contexto que integra a saúde física e psicossocial,cultura, valores, expectativas e preocupações em relação ao social. O exercício físico promove melhorias no bem estar físico, social e emocional.OBJETIVO: Análise das produções atuais em relação a estudos de qualidade de vida, exercício, idosos e saúde mental. MÉTODO: Foi realizada a busca na base de dados no SciELO, no período de 2015 a dezembro de 2021. Utilizado busca manual das referências, primeiramente empregou a busca com os termos nas seguintes combinações: (Educação física) and (saúde mental), após analise título e resumo, foi realizado uma nova filtragem com os termos (exercício) and (qualidade de vida) encontrou um quantitativo de vinte e quatro artigos, usando os critérios de exclusão, por faixa etária, idioma e prática de exercício, somente quatro foram selecionados, os quais se enquadraram ao objetivo proposto. Resultados: Análise dos artigos, após filtragem, foram encontrados quatro artigos, com termo relevante aos níveis de atividade física e a melhora nos escores da saúde mental, em especial nos sintomas depressivos. CONCLUSÃO: A presente pesquisa conclui que ainda há poucos estudos relacionados sobre a temática, Exercício físico e Qualidade de vida em pessoas com transtornos mentais. Sejam eles no contexto nacional ou internacional, identificando a necessidade de mais discussões sobre o tema abordado.

Biografia do Autor

Elisa Regina Pereira Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior Madre Celeste – ESMAC, Atua como residente de Educação Física no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde Mental na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana pela Universidade do Estado do Pará. E-mail: oliveiraelisarp@gmail.com.

Lígia Gisely dos Santos Chaves, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Doutora em Ciências do Desporto pela  Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portugal, 2016), Convalidado no Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco - UCB (2009), Graduação em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará-UEPA (2000), Graduação em Odontologia pela Universidade Federal do   Pará- UFPA (2003),  Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes - UCAM ( 2003), Especialista em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes - UCAM ( 2004), Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Internacional de Curitiba- FACINTER (2006), Especialista em Dentística pela Associação Brasileira de Odont Escola de Aperfeiçoamento - ABO-PA (2006),Especialista em Gerontologia pela Universidade Federal do Pará- UFPA (2011), International Course in Facial Esthetic Excellence realizado no Miami Anatomical Research Center (MARC Institute, EUA 2017) Atualmente trabalho como Professora de Educação Física da Escola Federal "Tenente Rêgo Barros", participante do Grupo de Pesquisa em Ensino na Aeronáutica (CPEA-CTRB). Trabalho como Técnica em Educação Física da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, Tutora e preceptora de Educação Física no Programa de Residência Multiprofissional: Atenção à Saúde Mental FHCGV/UEPA; professoras das disciplinas: Educação Física em saúde mental ; Recursos da educação física no campo da saúde mental e Prescrição de exercício físico para paciente em sofrimento psíquico e trabalho com Harmonização Orofacial na área da Odontologia Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, Atividade Física e saúde mental, Saúde Mental e Harmonização Orofacial.E-mail: ligia_chaves@hotmail.com.

Everton Vinícius Souza do Nascimento, Centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Graduação em Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano da Amazônia - UNIFAMAZ (2022). Atua como residente de Educação Física no Programa de Residência Multiprofissional em Atenção a Saúde Mental na Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana pela Universidade do Estado do Pará. E-mail: nascimento.everton1309@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-05-31

Como Citar

Oliveira, E. R. P. ., Chaves, L. G. dos S. ., & Nascimento, E. V. S. do . (2022). A RELEVÂNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO NA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS: NOS ASPECTOS DA SAÚDE MENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(5), 1003–1009. https://doi.org/10.51891/rease.v8i5.5538