A PRESENÇA DO IDOSO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: DO DIREITO A EDUCAÇÃO A REINSERÇÃO SOCIAL

https://doi.org/10.29327/211653.6.1-4

Autores

  • Thânia Mara Kaminski Jacon Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR
  • Paola Andressa Scortegagna Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR
  • Rita de Cássia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR

Palavras-chave:

Educação na Terceira idade; Reinserção social; Aprendizagem; Educação não formal.

Resumo

Resumo: O contínuo processo de envelhecimento do ser humano e sua presença na sociedade garantem a necessidade de discussões que permitam a ampliação dos conhecimentos sobre o tema envelhecimento. A importância de ações, especialmente educativas, voltadas aos idosos visam garantir a efetivação dos direitos dessa parcela significativa da população. A educação permanente assegura a participação desses sujeitos, tanto na vida social quanto cultural, permitindo que as relações interpessoais se aperfeiçoem e reflitam na melhora da qualidade de vida. Nesse sentido, as Universidades Abertas para a Terceira Idade (UATI) desempenham um papel importante, assegurando o contínuo desenvolvimento dos sujeitos e permitindo novas conquistas que refletem na superação individual e na inserção do idoso no ambiente universitário. A UATI da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desempenha, desde 1992, ações educativas que contribuem com o desenvolvimento e valorização dos idosos. Com o objetivo de analisar a importância das ações voltadas aos idosos no espaço universitário e os resultados desse programa, a pesquisa qualitativa realizada apontou o crescimento significativo do número de idosos na UATI/UEPG, tornando-a uma referência na região em que atua. Além disso, as possibilidades de construção de novos conhecimentos, das transformações conceituais acerca da terceira idade e do papel fundamental da educação como meio de reinserção social foram alguns resultados obtidos nessa pesquisa. 

Biografia do Autor

Thânia Mara Kaminski Jacon , Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR

Mestranda em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Paola Andressa Scortegagna, Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Rita de Cássia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR

Doutora em Educação, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-01-31

Como Citar

Mara Kaminski Jacon , T., Andressa Scortegagna, P. ., & de Cássia da Silva Oliveira, R. . (2020). A PRESENÇA DO IDOSO NO AMBIENTE UNIVERSITÁRIO: DO DIREITO A EDUCAÇÃO A REINSERÇÃO SOCIAL : https://doi.org/10.29327/211653.6.1-4. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(1), 48–56. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/54