POTE DO TÉDIO: CONECTANDO CRIANÇAS AO BRINCAR

Autores

  • Patricia Araujo  Ribeiro Centro Universitário Jorge Amado
  • Juliana Souza Alves Centro Universitário Jorge Amado
  • Julianna Marinho Cavalcante Centro Universitário Jorge Amado
  • Mônica Coutinho Cerqueira Lima Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5140

Palavras-chave:

Tecnologia. Brincar. Pandemia. Desenvolvimento infantil. Tédio.

Resumo

 A pandemia da Covid-19 trouxe, além da ameaça à saúde física das pessoas, uma ameaça real à saúde mental, em especial das crianças. O distanciamento social, apesar de necessário para conter a transmissão do vírus, privou os pequenos do convívio social, em especial do escolar, e resultou numa reconfiguração do convívio familiar. Um efeito visível dessa nova rotina foi o aumento do uso das telas, acima do considerado adequado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Para além dos possíveis danos físicos e emocionais, essa onipresença da tecnologia tem interferido no ato de brincar, fundamental para o desenvolvimento das crianças. O presente artigo apresenta e discute os resultados de uma experiência de intervenção, denominada Oficina do Pote do Tédio, realizada por discentes do curso de Psicologia. Esse trabalho foi conduzido junto a um grupo de crianças, visando contribuir para reduzir o tempo de utilização de equipamentos eletrônicos e com o resgate do brincar tradicional como uma forma de potencializar as suas habilidades para construírem recursos emocionais e solucionarem o sentir-se entediadas sem o recurso das telas.

Biografia do Autor

Patricia Araujo  Ribeiro, Centro Universitário Jorge Amado

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge E-mail: .tittaribeiro@gmail.com.

Juliana Souza Alves, Centro Universitário Jorge Amado

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge E-mail: alves.juli@gmail.com.

Julianna Marinho Cavalcante, Centro Universitário Jorge Amado

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Jorge Amado - Unijorge E-mail: juliannamarinhocavalcante@gmail.com.

Mônica Coutinho Cerqueira Lima, Universidade Federal da Bahia

Socióloga formada pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH/UFBA) - (Bacharelado e Licenciatura). Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) E-mail: coutinhomoniquinha@gmail.com. 

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

 Ribeiro, P. A. ., Alves, J. S. ., Cavalcante, J. M. ., & Lima, M. C. C. . (2022). POTE DO TÉDIO: CONECTANDO CRIANÇAS AO BRINCAR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 1394–1402. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5140