POTE DO TÉDIO: CONECTANDO CRIANÇAS AO BRINCAR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5140Palavras-chave:
Tecnologia. Brincar. Pandemia. Desenvolvimento infantil. Tédio.Resumo
A pandemia da Covid-19 trouxe, além da ameaça à saúde física das pessoas, uma ameaça real à saúde mental, em especial das crianças. O distanciamento social, apesar de necessário para conter a transmissão do vírus, privou os pequenos do convívio social, em especial do escolar, e resultou numa reconfiguração do convívio familiar. Um efeito visível dessa nova rotina foi o aumento do uso das telas, acima do considerado adequado pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Para além dos possíveis danos físicos e emocionais, essa onipresença da tecnologia tem interferido no ato de brincar, fundamental para o desenvolvimento das crianças. O presente artigo apresenta e discute os resultados de uma experiência de intervenção, denominada Oficina do Pote do Tédio, realizada por discentes do curso de Psicologia. Esse trabalho foi conduzido junto a um grupo de crianças, visando contribuir para reduzir o tempo de utilização de equipamentos eletrônicos e com o resgate do brincar tradicional como uma forma de potencializar as suas habilidades para construírem recursos emocionais e solucionarem o sentir-se entediadas sem o recurso das telas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY