PET TERAPIA: OS BENEFÍCIOS PARA PACIENTES PSIQUIÁTRICOS EM AMBIENTOTERAPIA – CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS REGRESSIVOS

Autores

  • Júlia Rossi Dufau Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER
  • Iuri Romário de Oliveira Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5078

Palavras-chave:

Saúde mental. Pet Terapia. Psicopatologia. Ambientoterapia. Infância. Adolescência.

Resumo

Os animais, principalmente os cães sempre foram considerados os melhores amigos do homem. E cada vez mais, outros animais são usados com o intuito de companhia e bem-estar ao indivíduo, proporcionando grandes benefícios em amplos aspectos. Assim, a Pet Terapia vem cada vez mais entrando na vida cotidiana do bem-estar do ser humano. Ela traz benefícios físicos e psicológicos. Sendo assim, a criação deste estudo foi baseada na aplicação de uma intervenção em uma clínica que trabalha com pacientes em Ambientoterapia, sendo a maioria crianças e adolescentes, onde o objetivo foi avaliar o comportamento durante e depois das atividades de Pet Terapia, na tentativa de observar melhorias e benefícios aos pacientes. A ideia dessa intervenção, surgiu por conta de comentários feitos pelos pacientes sobre a grande proximidade com seus animais de estimação. O grupo voluntário que aplicou a atividade, foram estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Psicologia da Uniritter. Foram oferecidos momentos de brincadeiras e socialização com os animais. Dentro dos resultados, foi-se observado que a presença dos cães pôde sim trazer benefício aos assistidos. Com a ótima postura dos estudantes voluntários na clínica com os pacientes, ambos puderam fazer trocas de afeto durante a intervenção.

Biografia do Autor

Júlia Rossi Dufau, Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER

Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER.  Intervenção da disciplina de Estágio Básico em Processos Psicossociais e Promoção da Saúde. E-mail: juliarossidf@gmail.com.

Iuri Romário de Oliveira, Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER

Centro Universitário Ritter dos Reis – UNIRITTER. Intervenção da disciplina de Estágio Básico em Processos Psicossociais e Promoção da Saúde. E-mail: iuri_deoliveira@outlook.com.

 

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Dufau, J. R. ., & Oliveira, I. R. de . (2022). PET TERAPIA: OS BENEFÍCIOS PARA PACIENTES PSIQUIÁTRICOS EM AMBIENTOTERAPIA – CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS REGRESSIVOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(4), 601–615. https://doi.org/10.51891/rease.v8i4.5078