NEUROARQUITETURA, PSICOLOGIA AMBIENTAL, DESIGN BIOFÍLICO E FENG SHUI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA

Autores

  • Fátima Aparecida Guedes Fernandes Dionizio Instituto de Pós-Graduação

Palavras-chave:

Neuroarquitetura. Psicologia Ambiental. Design Biofílico. Feng Shui. Interdisciplinar.

Resumo

A atenção despertada pelo advento da pandemia provocada pelo COVID-19, em que muitas pessoas começaram a perceber o quanto os ambientes construídos podem impactá-las, e a crescente divulgação da neuroarquitetura, um questionamento aos entrevistados tem sido recorrente sobre qual a relação entre neuroarquitetura e o feng shui. Tendo como referência Jung e Capra, que fizeram experiências, observações e comparações entre a ciência e a filosofia chinesa, o presente estudo teve por objetivo traçar paralelos entre neuroarquitetura, incluindo-se a psicologia ambiental e o design biofílico, pelo caráter interdisciplinar cujo foco é o ser humano e sua relação com o ambiente, e a prática chinesa conhecida como feng shui, A elaboração foi realizada através de pesquisa bibliográfica em livros físicos e digitais, artigos, teses e apontamentos de aulas. Em virtude da extensão de cada tema, procurou-se fazer recortes para efeitos comparativos, adequando as pesquisas às condicionantes para elaboração de artigos. Ao longo do desenvolvimento traçamos uma linha do tempo e identificamos pontos de intersecção referentes à relação homem/ambiente e teorias que fazem parte das áreas de conhecimento analisadas, com referências ao feng shui, sugerindo que apesar das diferentes nomenclaturas, se assemelham, de onde se conclui a relação interdisciplinar e complementar entre os temas.

Biografia do Autor

Fátima Aparecida Guedes Fernandes Dionizio , Instituto de Pós-Graduação

Formação acadêmica em Tecnologia de nível superior em Design de Interiores pelo Centro Universitário FIAM/FAAM/FMU (2012), Especialista Master em Neuroarquitetura pelo IPOG – Instituto de Pós-Graduação e Graduação .

Downloads

Publicado

2022-04-11

Como Citar

Dionizio , F. A. G. F. . (2022). NEUROARQUITETURA, PSICOLOGIA AMBIENTAL, DESIGN BIOFÍLICO E FENG SHUI: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 13–70. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/4849

Edição

Seção

E-books

Categorias