OS ENFERMEIROS DA ALEGRIA – UM SORRISO TRANSFORMADOR: TEMPO DE VIVER UM NOVO TEMPO

Autores

  • Betina Cambraia Dias de Siqueira Centro Universitário Braz Cubas
  • Larissa de Lima Nascimento Silva Centro Universitário Braz Cubas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4655

Palavras-chave:

Terapia Lúdica. Enfermeiros da Alegria. Covid-19. Humanização.

Resumo

Introdução: A pandemia do novo Coronavírus vem influenciando e impactando diretamente os estados de equilíbrio dinâmico do homem. Partindo-se da teoria proposta por Wanda Horta, visando assistir o homem em suas necessidades humanas básicas, quando “há tensão e desconforto, existe uma necessidade não atendida, desaparecendo esta sintomatologia quando o organismo ou o ambiente a satisfazerem”. Para tanto, a equipe dos Enfermeiros da Alegria um projeto de extensão universitária do Centro Universitário Braz Cubas, a fim de atender os pacientes adotando a metodologia “clown”, precisou readaptar-se, fora do ambiente hospitalar, a nova realidade. Cabe ainda salientar que, neste contexto foi necessário adotar estratégias que promovessem um olhar mais humanístico, o bem-estar e conhecimento, não somente dos pacientes, como também de toda a sociedade atendia pela equipe. Objetivo: Compreender as mudanças ocorridas no “novo tempo” no projeto dos Enfermeiros da Alegria e a importância da terapia lúdica no processo de hospitalização. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre um projeto de extensão universitária, onde foram usados 13 artigos científicos e 1 livro que, por sua vez, foram extraídas informações relevantes que visam fundamentar a temática apresentada. Considerações finais: Fica evidente, portanto, que é preciso humanizar e estimular a aprendizagem, inserindo metodologias diversificadas que estimulem a criatividade, comoalternativa para viver onovo tempo.

Biografia do Autor

Betina Cambraia Dias de Siqueira, Centro Universitário Braz Cubas

Discente em graduação em enfermagem Centro Universitário Braz Cubas.  E-mail: larissalimansilva@gmail.com. 

Larissa de Lima Nascimento Silva, Centro Universitário Braz Cubas

Docente graduação em enfermagem- Centro Universitário Braz Cubas. Mestre em políticas públicas. E-mail: betina.siqueira@brazcubas.edu.br; dias.betina@gmail.com. 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Siqueira, B. C. D. de ., & Silva, L. de L. N. . (2022). OS ENFERMEIROS DA ALEGRIA – UM SORRISO TRANSFORMADOR: TEMPO DE VIVER UM NOVO TEMPO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 870–879. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4655