BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU NA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO

Autores

  • Maria Eduarda Batista Felix Centro Universitário Santa Maria
  • Maria Lariel Lopes Rolim Centro Universitário Santa Maria
  • Glaycemar Albuquerque de França centro Universitário Santa Mari
  • Anne Caroline de Souza Centro Universitário Santa Maria
  • Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros Centro Universitário Santa Maria
  • Geane Silva Oliveira Centro Universitário Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17050

Palavras-chave:

Benefícios. Método canguru. Assistência. Recém-nascido e prematuro.

Resumo

 Introdução: O método canguru (MC) tem início no Pré-Natal de alto risco e segue na Unidade de Terapia Intensiva neonatal, consiste em um modelo de assistência em que o bebê nasce prematuro, com menos de 37 semanas e menos de 2,5kg e precisará de contato pele a pele com a mãe ou a cuidadora para que consiga ganhar peso. Ademais, vale ressaltar que para prevenir a prematuridade é preciso ser feito um pré-natal de qualidade e observar se possui fatores de risco que influenciem na gestação, como o tabagismo, uso de drogas, álcool. Outrossim, podemos afirmar que por ser uma estratégia de cuidado humanizado, requer uma assistência especializada. Objetivo: discutir sobre os benefícios do método canguru na assistência ao recém-nascido prematuro. Metodologia: A pesquisa tratou de uma revisão integrativa da literatura, baseada na seguinte questão norteadora: quais os benefícios do método canguru na assistência ao recém-nascido prematuro? A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e agosto deste ano, utilizando a base de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), por meio das bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline). Foram utilizados como descritores em ciências da saúde (Decs): humanização, método canguru, recém-nascido prematuro e ganho de peso, combinados com o operador booleano AND. Os critérios de inclusão adotados foram: artigos publicados entre os anos de 2019 a 2024, disponíveis em português e inglês, de forma gratuita, que abordassem a temática e estivessem disponíveis na íntegra. Foram excluídos artigos duplicados, artigos em espanhol, monografias, artigos incompletos, dissertações e aqueles que fugissem da proposta do projeto. Os dados foram apresentados por meio de quadros e tabelas, sendo confrontados com a literatura disponível. Resultados e discussão: O Método Canguru oferece benefícios em diversas áreas do desenvolvimento neonatal, além de fortalecer o vínculo entre a mãe, o pai e o recém-nascido. Os benefícios não se limitam ao recém-nascido, mas também impactam positivamente a família. Entre os principais benefícios citados estão: o ganho de peso, controle da temperatura, redução da frequência respiratória, fortalecimento do vínculo entre pais e filho, maior autonomia dos pais no cuidado, crescimento e desenvolvimento, diminuição do tempo de internação e incentivo ao aleitamento materno. O conhecimento sobre esses benefícios pode promover mudanças na atuação dos profissionais de saúde, especialmente dos enfermeiros, contribuindo para a melhoria dos resultados na assistência aos neonatos. Conclusão: Portanto, o Método Canguru é eficaz na recuperação de recém-nascidos prematuros, proporcionando benefícios como ganho de peso, controle da temperatura, fortalecimento do vínculo familiar e incentivo ao aleitamento.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Batista Felix, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em enfermagem pelo Centro Universitário Santa Maria.

Maria Lariel Lopes Rolim, Centro Universitário Santa Maria

Graduanda em enfermagem pelo centro Universitário Santa Maria.

Glaycemar Albuquerque de França, centro Universitário Santa Mari

Graduando em enfermagem pelo centro Universitário Santa Maria.

Anne Caroline de Souza, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira formada pelo Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Renata Lívia Silva Fônseca Moreira de Medeiros, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira Doutora pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, FCMSCSP. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Geane Silva Oliveira, Centro Universitário Santa Maria

Enfermeira mestre formada pela UFPB, João Pessoa, PB. Docente do Centro Universitário Santa Maria, Cajazeiras, PB.

Downloads

Publicado

2024-11-26

Como Citar

Felix, M. E. B., Rolim, M. L. L., França, G. A. de, Souza, A. C. de, Medeiros, R. L. S. F. M. de, & Oliveira, G. S. (2024). BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU NA ASSISTÊNCIA AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(11), 6549–6559. https://doi.org/10.51891/rease.v10i11.17050