INVESTIGANDO AS IMPLICAÇÕES DOS PROCESSOS INTERATIVOS E AVALIATIVOS, AS APRENDIZAGENS/NÃO-APRENDIZAGENS NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE JOVENS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA REVISÃO
doi.org/10.29327/217514.7.1-29
Palavras-chave:
Ensino Superior, Estudante universitário, Avaliação, Desempenho acadêmico, Tecnologia.Resumo
Introdução: As dificuldades vivenciadas por estudantes universitários no campo das interações, aprendizagens/não-aprendizagens e avaliação durante a graduação, podem interferir seu desempenho acadêmico, dificultando ou favorecendo o aprendizado destes discentes. Objetivo: Realizar uma revisão integrativa da literatura a fim de compreender as implicações dos processos interativos e avaliativos, as aprendizagens/não-aprendizagens no desempenho acadêmico de jovens na educação superior. Materiais e Métodos: Foi feita uma busca das referências nas bases Periódicos CAPES e Google Scholar em março de 2020. A busca permitiu a identificação de 4 artigos que se adequaram aos critérios estabelecidos. Resultados: Foi possível observar que 50% dos artigos apontam que a avaliação ainda é temática contraditória, mas com variações, objetivos e instrumentos que podem favorecer discentes. Da totalidade, 25% apontam que os docentes acreditam na avaliação formativa como processo justo para os estudantes e os outros 25% afirmam que o uso de tecnologia favorece os espaços de aprendizagem e as relações neles estabelecidas. Conclusão: Os artigos apontam que o desempenho acadêmico de estudantes universitários está diretamente relacionado ao bom ou mau exercício das atividades desenvolvidas durante o percurso da vida discente no ensino superior.
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