A LINGUAGEM VISUAL NO DESIGN AUTOMOTIVO

Autores

  • Vitor Rodrigues Bedani Universidade Anhembi Morumbi- UAM/SP
  • Milton Terumitsu Sogabe Universidade Anhembi Morumbi- UAM/SP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4538

Palavras-chave:

Design automotivo. Linguagem visual. Carro. Styling. Streamline.

Resumo

O presente artigo demonstra a responsabilidade do designer automotivo em relação a projetar um veículo, uma vez que no Brasil há uma relação histórica, emocional e de valor. No design automotivo os designers começam a representar suas ideias a partir do papel, os traços dos carros transparecem a linguagem visual da marca, fortalecendo a assinatura da empresa, diferenciando um modelo do outro. Reconhecer conceitos históricos como Styling e Streamline, além da importância da linguagem visual, proporciona aos designers e aos entusiastas consumidores a compreensão dos fatores necessários para a criação de um veículo, que envolve diversas etapas de projeto como demonstrado no estudo de caso proposto, ressaltando compreender o que está por trás dos traços automotivos é relevante uma vez que a busca por um carro de qualidade em termos estéticos e funcional é indiscutível.

 

Biografia do Autor

Vitor Rodrigues Bedani, Universidade Anhembi Morumbi- UAM/SP

Mestrado em Design na Universidade Anhembi Morumbi (2021). Possui Pós-graduação em Creative Design Business, Instituto Mauá de Tecnologia (2017). Graduação em Design de produtos, Instituto Mauá de Tecnologia (2016). Monitor de projetos, auxiliando professores e alunos nos cursos de Design, Engenharia e Administração, Instituto Mauá de Tecnologia (2015). Estágio em Design, Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia (2017). Estágio em Design de transportes desenhando exterior e interior, General Motors do Brasil (2016). Aplicador de PAE (projetos e atividades especiais) com ênfase na criação de sketches (desenho criativo), modelagem em clay (argila sintética utilizada nas montadoras) e prototipagem final, Instituto Mauá de Tecnologia (2018). Continua aplicando PAES com ênfase em criação e prototipagem e prestando serviços de Design para o Instituto Mauá de Tecnologia (2019). E- mail: bedani95sketches@gmail.com. 

Milton Terumitsu Sogabe, Universidade Anhembi Morumbi- UAM/SP

Pós-doutorado na Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Arte, Portugal. Docente da Universidade Anhembi Morumbi, PPG Design, (2017-atual). Bolsista de produtividade, PQ-CNPq desde 2008. Mestrado(1990) e doutorado(1996) em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Licenciatura Plena em Educação Artística - Artes Plásticas, pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1979). Docente da FAAP, Artes Plásticas (1982-1994), Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista - UNESP (1994-2017). 

 

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Bedani, V. R. ., & Sogabe, M. T. . (2022). A LINGUAGEM VISUAL NO DESIGN AUTOMOTIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(3), 110–125. https://doi.org/10.51891/rease.v8i3.4538