A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO BUCAL EM PACIENTES INTUBADOS NA UTI

Autores

  • Fagner Luiz André Rezende Lopes Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora
  • Adriana Moreira de Carvalho Barcelos Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4244

Palavras-chave:

Higienização bucal. Prevenção da Pneumonia associada à ventilação mecânica. Inserção de cirurgião dentista na UTI.

Resumo

O presente estudo configura-se um trabalho de conclusão de curso, para o qual foram realizadas pesquisas em artigos publicados que mostram e evidenciam falhas na higienização bucal dos pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) como um dos principais meios de desenvolver infecções oportunistas como pneumonia associada à ventilação mecânica (PAVM). Essa doença é conhecida com uma infecção que acomete os pulmões e pode ocorrer devido ao extravasamento de secreções pela lateral do tubo decorrente da baixa pressão do cuff associada à não higienização da cavidade bucal do paciente. Outras doenças decorrentes dessa falha nos cuidados como endocardite bacteriana, doenças periodontais e candidíase bucal também podem levar os pacientes a sérias complicações, sendo elas modificações na microbiota bucal, causando também lesões superficiais e profundas na cavidade, danos aos tecidos que dão sustentação aos dentes e podendo causar sequelas e evoluir para óbitos. A cavidade bucal serve como foco no conjunto de causas capazes de produzir patologias, a higienização bucal é, então, essencial para a manutenção da saúde da cavidade bucal, contribuindo para minimizar o desenvolvimento dessas infecções. Assim, percebe-se também que a inserção de um cirurgião-dentista na unidade de terapia intensiva auxilia na obtenção de diagnósticos rápidos, tratamentos de patologias bucais e nos atendimentos de urgências e emergências, contribuindo também com a capacitação da equipe de enfermagem do setor. O objetivo desse estudo é, então, aprimorar o conhecimento sobre a importância da higienização bucal dos pacientes internados nas unidades de terapia intensiva, já que isso minimiza o risco de infecções que causam o aumento da incidência de doenças como pneumonias associada à ventilação. Foi identificado que a solução de clorexidina 0,12% e clorexidina gel 0,2% são um grande aliadas para a higienização oral dos pacientes, protegendo a cavidade bucal por até doze horas. Sendo fundamental a higienização bucal dos pacientes, por contribuir com a redução das infecções oportunistas, torna-se necessário também implantar planos de ação para que as equipes de enfermagem deixem de negligenciar os cuidados da cavidade bucal dos pacientes.

Biografia do Autor

Fagner Luiz André Rezende Lopes, Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora

Graduando do curso de Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora. E-mail: fagnerezende@hotmail.com.

Adriana Moreira de Carvalho Barcelos, Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora

Docente; Enfermeira Especialista em Unidade de Terapia Intensiva, Mestre Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora. E-mail: adriana.mcbarcelos@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Lopes, F. L. A. R. ., & Barcelos, A. M. de C. . (2022). A IMPORTÂNCIA DA HIGIENIZAÇÃO BUCAL EM PACIENTES INTUBADOS NA UTI. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 881–894. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4244