A RELAÇÃO DOS PADRÕES ESTÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA

Autores

  • Felipe Muniz da Silva Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4200

Palavras-chave:

Bariátrica. Estética. Avaliação Psicológica.

Resumo

As relações contemporâneas limitam o corpo a partir das construções estéticas presentes nas narrativas sociais, e todo corpo que se desvirtua dessa lógica opressora, como o corpo obeso, é condenado a estigmatização por diferentes vias. Atualmente, a cirurgia bariátrica tem sido associada como um meio para a fuga do lugar de estigmatização social a fim de alcançar o corpo magro. Visto isto, o objetivo deste estudo é compreender a importância da investigação dos padrões estéticos na avaliação psicológica para bariátrica, em consonância com a bibliografia levantada. Valendo-se de publicações dos últimos dez anos e em português, foi realizado uma revisão bibliográfica sistemática para coleta de dados, aos quais foram tratados de acordo com os princípios da metassíntese qualitativa. Na literatura analisada foi visto que muitos indivíduos têm a motivação pela realização do procedimento de cirúrgico primordialmente em função da aparência estético, e todos os possíveis ganhos em função desta, perdendo de vista os riscos e as mudanças fisiológicas e psicossociais, e demais complicações que possa vir a ter em busca de um padrão estético. As construções estéticas em torno do corpo obeso precisam ser pensadas no processo de avaliação psicológica pré-bariátrica, posto que o alto risco que a cirurgia oferece deve ser levado em conta no momento de decisão de sua realização. Práxis psicológica, necessita, portanto, corroborar para o maior êxito no pós-cirúrgico, entendo a motivação do indivíduo face esse processo de alto risco.

Biografia do Autor

Felipe Muniz da Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Psicólogo, especialista em psicologia social. Psicologia clínica e avaliação psicológica. Mestrando pelo programa de pós-graduação em Letras: linguagens e representações da Universidade Estadual de Santa Cruz. E-mail: psi.felipemuniz@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Silva, F. M. da . (2022). A RELAÇÃO DOS PADRÕES ESTÉTICOS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA PARA CIRURGIA BARIÁTRICA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 497–516. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4200