A RELEVÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Autores

  • Cristina Silveira Darin

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4184

Palavras-chave:

Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Psicopedagia.

Resumo

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é atualmente um dos temas mais polêmicos e controversos envolvendo crianças em idade escolar, que divide estudos e pesquisadores. Devido à inadequação ao padrão pedagógico convencional, é comum que alunos com TDAH apresentem comportamentos inadequados ao mesmo tempo em que são percebidos, por parte dos docentes, como “entraves” a manutenção de um clima harmonioso em sala de aula. Diante do mencionado observa-se que na atualidade, muito se discute sobre a questão do aluno com TDAH, mas em contrapartida são poucos os profissionais da área da educação que conhecem e compreendem as dificuldades enfrentadas por estes alunos relacionadas à atenção, hiperatividade e impulsividade. Diante do exposto, o estudo tem como objetivo geral dentificar o papel da intervenção psicopedagógica no tratamento de crianças com TDAH em idade de alfabetização, perpassando por uma revisão de literatura onde será definido o TDAH, assim como abordaremos aspectos relacionados a identificação das causas e implicações no processo de escolarização e por fim contextualizaremos a alfabetização e letramento, destacando possíveis intervenções psicopedagógicas que possam auxiliar no processo de alfabetização de estudantes com TDHA.

Biografia do Autor

Cristina Silveira Darin

Graduação: Pedagogia . Pós graduação: Psicopedagogia e gestão escolar.

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Publicado

2022-02-28

Como Citar

Darin, C. S. . (2022). A RELEVÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 373–389. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4184