A RELEVÂNCIA DAS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4184Palavras-chave:
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Psicopedagia.Resumo
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é atualmente um dos temas mais polêmicos e controversos envolvendo crianças em idade escolar, que divide estudos e pesquisadores. Devido à inadequação ao padrão pedagógico convencional, é comum que alunos com TDAH apresentem comportamentos inadequados ao mesmo tempo em que são percebidos, por parte dos docentes, como “entraves” a manutenção de um clima harmonioso em sala de aula. Diante do mencionado observa-se que na atualidade, muito se discute sobre a questão do aluno com TDAH, mas em contrapartida são poucos os profissionais da área da educação que conhecem e compreendem as dificuldades enfrentadas por estes alunos relacionadas à atenção, hiperatividade e impulsividade. Diante do exposto, o estudo tem como objetivo geral dentificar o papel da intervenção psicopedagógica no tratamento de crianças com TDAH em idade de alfabetização, perpassando por uma revisão de literatura onde será definido o TDAH, assim como abordaremos aspectos relacionados a identificação das causas e implicações no processo de escolarização e por fim contextualizaremos a alfabetização e letramento, destacando possíveis intervenções psicopedagógicas que possam auxiliar no processo de alfabetização de estudantes com TDHA.
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