O PAPEL DO FARMACÊUTICO COMUNITÁRIO NO RASTREAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO II

Autores

  • Fabio Junio da Silva Melo Raia Drogasil

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4177

Palavras-chave:

Doenças crônicas não transmissíveis. Diabetes mellitus. Farmácia comunitária. Serviços farmacêuticos.

Resumo

Objetivo: Promover um estudo amplo, coerente e participativo sobre o papel do Farmacêutico no rastreamento do Diabetes Mellitus Tipo II, realizado nas farmácias comunitárias, como instrumento importante na atenção Primária a saúde da População. Método: consiste numa revisão de estudos publicados no período entre janeiro de 2013 a janeiro de 2021 em Revistas Brasileiras de Ciências Farmacêuticas SaBios, Scielo, Revista Ibero-americana de humanidades, ciências e educação, que abrangeram com relevância a Diabetes Mellitus tipo II. Estes artigos foram publicados na base de Dados Google Acadêmico. Resultados: de um total de 28 trabalhos científicos, foram encontrados 7 artigos relacionados diretamente ao cuidado farmacêutico ao paciente diabético, mas nenhum deles descreve a importância da aplicabilidade do rastreio da diabetes feito por farmacêuticos na farmácia comunitária. Conclusão: Faz- se necessário, desenvolver trabalhos de formação continuada para capacitar os farmacêuticos que atuam nas farmácias comunitárias, principalmente no que se refere as doenças crônicas não transmissíveis, especificamente na atenção voltada para o rastreamento do diabetes mellitus tipo II.

Biografia do Autor

Fabio Junio da Silva Melo, Raia Drogasil

Especialista em Farmácia Hospitalar - 2021 Especialista em Farmácia clínica com ênfase em serviços farmacêuticos - 2020 Bacharel em Farmácia pela Universidade Nove de Julho (2018). Atualmente é farmacêutico Responsável Técnico na Raia Drogasil. E-mail: fabio_junior87@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Melo, F. J. da S. . (2022). O PAPEL DO FARMACÊUTICO COMUNITÁRIO NO RASTREAMENTO DO DIABETES MELLITUS TIPO II. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 339–345. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4177