“MORRE, DESGRAÇADO” DE DALTON TREVISAN À LUZ DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO

Autores

  • Rhay Fernando Melo Diniz UniCathedral
  • Larissa Aparecida dos Santos Claro Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4168

Palavras-chave:

Direito e Literatura. Morre. Desgraçado. Legítima Defesa. Excesso em Legítima Defesa.

Resumo

Este estudo, pautado na interpretação jurídico-literária do conto “Morre Desgraçado” de Dalton Trevisan e parte do ordenamento jurídico pátrio, teve como objetivo analisar o conto a partir da figura de excesso em legítima defesa e seus riscos de imputar o excesso à mulher vítima de violência. Considerou a legislação brasileira vigente, numa reflexão racional da lei em face do objeto extraído do conto, e um projeto de lei capazes de alterar os rumos da Lei Penal Brasileira e seus efeitos práticos na sociedade, principalmente na vida da mulher vítima de violência. Optou-se pela abordagem qualitativa, vez que o objeto estudado no que tange ao excesso é de grande subjetividade e discussão no mundo jurídico. No interesse pela busca de respostas, aliou-se à pesquisa explicativa e à pesquisa bibliográfica no próprio conto, no Código Penal comentado de Cezar Roberto Bitencourt, na Constituição Federal de 1988, no Código Penal Brasileiro (Decreto-lei nº 2.848/1940), no Projeto de Lei nº 882/2019 e na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006). O estudo revelou que é perigoso imputar à mulher o excesso em defesa se considerar todos os elementos já conhecidos acerca das diferenças entre o homem e a mulher, bem como pela incoerência da legislação brasileira por ora tratar a mulher com lei especial e em outro momento de forma comum a fim de condená-la por resquícios de conduta ao legitimamente se defender do agressor que lhe ameaça.

Biografia do Autor

Rhay Fernando Melo Diniz, UniCathedral

Acadêmico do Curso de Direito do UniCathedral – Centro Universitário.

Larissa Aparecida dos Santos Claro, Universidade Federal de Mato Grosso

Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do UniCathedral – Centro Universitário.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Diniz, R. F. M. ., & Claro, L. A. dos S. . (2022). “MORRE, DESGRAÇADO” DE DALTON TREVISAN À LUZ DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 247–264. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4168