IMPACTO MUNDIAL PSICOLÓGICO DA PANDEMIA CORONAVÍRUS EM DENTISTAS NA PRÁTICA CLÍNICA PRIVADA

Autores

  • Jôobeya Coutinho UNIVERITAS
  • Francielly Censi Boehm Universidade de Cuiabá
  • Cintia Aparecida Santana Avelino UNIVERITAS
  • Maria Vanderlandia Mendes Bezerra Aquino UNIVERITAS
  • Tatiane Cristina Albino Gomes UNIVERITAS
  • Clara Cavalero Universidade de Guarulhos
  • Caio Junji Tanaka UNIVERITAS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4165

Palavras-chave:

Odontologia. Saúde mental. Pandemia. Covid-19.

Resumo

Os estados de emergências na saúde pública têm um impacto sobre a saúde mental da população. O surto do novo coronavírus (COVID-19) afetou o mundo todo de forma psicológica, economica, educacional e política. O objetivo deste estudo foi relatar questões que envolvem os impactos psicológicos nos cirugiões dentistas em contextos pessoais, familiares, financeiros e profissionais, de modo a  compreender a nova  realidade durante a pandemia da COVID-19. A  revisão abrangeu toda a literatura até agosto de 2021; sendo incluídos estudos mais relevantes. Com base na revisão da literatura, pode-se concluir que o profissional da odontologia teve grande impacto na vida pessoal e profissional, sendo abalados emocionalmente desde o início da pandemia até os dias atuais. A resiliência, o autocuidado e a interação com profissional da mesma área é fundamental neste momento para que o dentista estabeleça estratégias e permaneça atuante nos atendimentos odontológicos de seus pacientes. O aconselhamento psicológico profissional lhe dará a liberdade de expor suas angústias, medos e preocupações em meio à pandemia que o mundo está vivendo.

Biografia do Autor

Jôobeya Coutinho, UNIVERITAS

Acadêmica do curso de graduação em psicologia da UNIVERITAS - Campus Itaquaquecetuba/SP.

Francielly Censi Boehm, Universidade de Cuiabá

 Acadêmica do curso de graduação em odontologia da Universidade de Cuiabá – UNIC – campus Rondonópolis/MT. E-mail: franciellyboehm@hotmail.com.

Cintia Aparecida Santana Avelino, UNIVERITAS

Acadêmica do curso de graduação em psicologia da UNIVERITAS - campus Itaquaquecetuba/SP.

Maria Vanderlandia Mendes Bezerra Aquino, UNIVERITAS

Acadêmica do curso de graduação em psicologia da UNIVERITAS - campus Itaquaquecetuba/SP.

Tatiane Cristina Albino Gomes, UNIVERITAS

Acadêmica do curso de graduação em psicologia da UNIVERITAS - campus Itaquaquecetuba/SP.

Clara Cavalero, Universidade de Guarulhos

Formação em psicologia pela Universidade de Guarulhos/SP, Psicóloga do CER-Centro Especializado em Reabilitação da Prefeitura de São Paulo/SP, especialista em Neuropsicologia pelo HCFMUSP, formação em Reabilitação Cognitiva pela mesma instituição.

Caio Junji Tanaka, UNIVERITAS

 PhD em odontologia pela Universidade de Guarulhos/SP. Professor titular dos cursos de graduação em saúde da UNIVERITAS - campus Itaquaquaquecetuba/SP.

 

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Coutinho, J. ., Boehm, F. C. ., Avelino, C. A. S. ., Aquino, M. V. M. B. ., Gomes, T. C. A. ., Cavalero, C. ., & Tanaka, C. J. . (2022). IMPACTO MUNDIAL PSICOLÓGICO DA PANDEMIA CORONAVÍRUS EM DENTISTAS NA PRÁTICA CLÍNICA PRIVADA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(2), 229–246. https://doi.org/10.51891/rease.v8i2.4165