A INFLUÊNCIA DO PASSADO HISTÓRICO COLONIAL NO RACISMO CONTRA OS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES EM PORTUGAL

Autores

  • Nelsio Gomes Correia Instituto Universitário de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3969

Palavras-chave:

Portugal. Bairros periféricos. Violência policial. Discriminação racial. População negra.

Resumo

O presente artigo trata da influência do passado histórico colonial no racismo contra os africanos e afrodescendentes em Portugal. Nesta lógica, ressalta que a grande maioria dos imigrantes que na atualidade compõem este povo africano na diáspora, particularmente em diferentes bairros de Lisboa, vieram dos países africanos colonizados por Portugal após a emancipação desses territórios dominados pela política imperialista. Assim sendo, o estudo objetiva-se em compreender as implicações do racismo sofrido pelos africanos e afrodescendentes em Portugal. Em vista disso, é observado que existe um problema complexo do reconhecimento das populações africanas que residem fora dos seus países de origem, então isso requer o conhecimento profundo da história e dos acontecimentos do passado colonial em África e que determinaram todo este processo de imigração forçada desta população para diversos países do mundo e das suas trajetórias e lutas até nos dias de hoje. Em relação ao percurso metodológico do trabalho, foi assentado numa pesquisa bibliográfica de abordagem reflexiva em que os dados extraídos dos livros e artigos de diferentes pesquisadores recebem tratamento interpretativo dos temas discutidos e relacionados ao assunto desenvolvido aqui no nosso trabalho. Em suma, o racismo deixa os africanos e as pessoas de ascendência africana em Portugal muito vulneráveis, incluindo danos morais e psicológicos. Além disso, é averiguado como um projeto político criado pelos Estados modernos para estabelecer a segregação racial e hierarquizando os distintos grupos sociais com culturas desiguais.

Biografia do Autor

Nelsio Gomes Correia, Instituto Universitário de Lisboa

Mestrando em Estudos Africanos no ISCTE-IUL em Lisboa/Portugal. Pesquisa as temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, Poder Judiciário, Democracia, Cooperação Internacional Norte-Sul e Gênero na África. Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades e licenciando em Sociologia pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB. Instituto de Humanidades – IH. E-mail: gomesnelsio@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Correia, N. G. (2022). A INFLUÊNCIA DO PASSADO HISTÓRICO COLONIAL NO RACISMO CONTRA OS AFRICANOS E AFRODESCENDENTES EM PORTUGAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 1320–1331. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3969