PRÁTICAS DAS AÇÕES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UFPA PARA SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3946Palavras-chave:
Educação. Projeto de extensão. Surdos. Inclusão. UFPA.Resumo
Este estudo objetiva verificar as contribuições da extensão universitária para a comunidade surda a partir das ações acadêmicas desenvolvidas na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde foi realizado um mapeamento que abrangeu todos os câmpus da Universidade de forma online, considerando todos os projetos de extensão universitária (PEU) voltados à comunidade surda entre 2016 a 2021 nas bases eletrônicas de dados da PROEX. Assim, realizou-se uma análise documental e bibliográfica, utilizando os resumos e relatórios finais dos projetos. Os resultados mostram que foram encontrados em um total geral 1.979 projetos de extensão e, após os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 19 projetos de extensão voltados para a comunidade surda, distribuídos nos eixos temáticos: Educação, Saúde, Comunicação e Tecnologia e Produção. Conclui-se o quão importante é um projeto de extensão na área de educação de surdos para a sociedade acadêmica e externa, trazendo inúmeras possibilidades por meio de ações extensionistas para se alcançar a verdadeira inclusão a partir de conscientização, formação de qualidade para os futuros profissionais da área e, consequentemente, uma educação de qualidade para os surdos do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY