MANEJO DAS ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Renata de Cássia Coelho Pires Universidade Estadual do Maranhão
  • Adriana Dias Lucena Universidade Federal do Maranhão
  • Jhennyfer Barbosa de Oliveira  Mantesso Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-graduação
  • Claudilene Sousa Fortaleza Instituto Fernandes Figueira

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3868

Palavras-chave:

Diabetes Mellitus. Manejo clínico. Atenção Primária à Saúde.

Resumo

O Diabetes Mellitus é considerado um agravo crônico bastante recorrente nas comunidades, cujas úlceras em membros inferiores se caracterizam como uma complicação comum, de alto custo e tratamento prolongado. Os profissionais da Estratégia Saúde da Família, frequentemente se encontram em manejo desta complicação em seus territórios de abrangência, através de cuidados específicos, que incluem desde aspectos preventivos até o tratamento tópico e ações educativas para o autocuidado. Desta forma, com objetivo de identificar as principais formas de manejo das úlceras do pé diabético no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS), através dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com dados coletados através de artigos científicos por busca na base de dados Scielo e (Scientific Electronic Library Online) e BVS. Os resultados demonstraram que a principal forma de manejo diz respeito aos aspectos preventivos, através de ações educativas e orientações quanto ao autocuidado, cujo sucesso está relacionado à recorrência de tais práticas. No que diz respeito ao diagnóstico precoce e modos de rastreio, houve déficit nas ações de avaliação clínica por parte das equipes de saúde da família e ainda, pouco comprometimento quanto ao autocuidado pelos pacientes, cujas ações comprometidas dos profissionais da APS são essenciais para mudança deste cenário.

Biografia do Autor

Renata de Cássia Coelho Pires, Universidade Estadual do Maranhão

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), Buenos Aires, Argentina. Docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), curso de Enfermagem. E-mail: renatacoelhopires@hotmail.com 

Adriana Dias Lucena, Universidade Federal do Maranhão

Graduada em Enfermagem pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (ITPAC), Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e doutoranda em Saúde Pública pela Universidade de Ciências Empresariais e Sociais (UCES), Buenos Aires, Argentina. Docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), curso de Enfermagem. 

Jhennyfer Barbosa de Oliveira  Mantesso, Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-graduação

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Especialista em Saúde da Mulher pelo Instituto Nordeste de Educação Superior e Pós-graduação (INESPO).

Claudilene Sousa Fortaleza, Instituto Fernandes Figueira

Graduada em Serviço Social pela Universidade do Sul do Maranhão (UNISULMA), Especialista em processos educacionais na saúde com ênfase em metodologia, pelo Hospital Osvaldo Alemão (PROADI), mestranda em Saúde da mulher e da criança pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF). 

 

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Pires, R. de C. C. ., Lucena, A. D. ., Mantesso, J. de O., & Fortaleza, C. . (2022). MANEJO DAS ÚLCERAS DO PÉ DIABÉTICO NO CONTEXTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS): UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 761–778. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3868