MANEJO AGROECOLÓGICO EM AGROECOSSISTEMAS DIVERSIFICADOS NO BREJO E CARIRI DA PARAÍBA

Autores

  • Magna Maria Macedo Ferreira Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Fabio Aquino de Albuquerque EMBRAPA ALGODÃO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3855

Palavras-chave:

Agricultura orgânica. Fertilidade do solo. Nutrição mineral. Semiárido.

Resumo

Agroecossistemas são sistemas que tentam imitar os ecossistemas naturais; e manejo agroecológico consiste em um conjunto de práticas para esse fim. O objetivo desta pesquisa foi estudar a fertilidade do solo e a nutrição mineral das plantas de pequenas propriedades rurais submetidas ao manejo agroecológico em quatro municípios do semiárido brasileiro, dois no Brejo (Arara e Remígio) e dois no Cariri (Sumé e Prata) Paraibanos. Em cada um desses municípios foram estudadas duas propriedades que tinham em comum o fato de serem pequenas, utilizarem mão-de-obra familiar e práticas da agricultura orgânica, uma agricultura do tipo agroecológica. As culturas estudadas foram milho, feijão, algodão, fava, mandioca e jerimum. Os principais resultados obtidos foram: o pH do solo está um pouco abaixo da faixa considerada adequada para a maioria das culturas; a MO ainda está um pouco baixa, devendo as práticas sustentáveis continuarem sendo empregadas para o seu aumento; o teor foliar de N foi considerado adequado para algodão, jerimum, fava e mandioca, e baixo para milho e feijão; os teores de P nas folhas foram considerados baixos, apesar do seu teor no solo estar bom; os de K foram considerados bons apenas para o jerimum e a mandioca, destarte seu teor no solo estar bom; os teores de Ca foram bastante variáveis: baixo para feijão, fava e mandioca; adequado no jerimum; e alto para algodão e milho; os teores de Mg e S seguiram a mesma tendência do Ca; os teores de Al na solução do solo não foram considerados tóxicos.

Biografia do Autor

Magna Maria Macedo Ferreira, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (1993), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal do Ceará (1995) e doutorado em Nutrição Mineral de Plantas (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é Pesquisadora A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com lotação no Centro Nacional de Pesquisa do Algodão (Campina Grande-PB), atuando na área de Nutrição Mineral e Agroecologia.

Fabio Aquino de Albuquerque, EMBRAPA ALGODÃO

Graduação em Engenharia Agronômica (1999) e Mestrado em Fitossanidade-Entomologia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002). Doutor em Agronomia - Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006), Campus Jaboticabal. Atualmente é pesquisador - EMBRAPA ALGODÃO. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia e Acarologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: algodão, mamona, ácaros de importância agrícola, mudanças climáticas globais e cultivos orgânicos.

 

Downloads

Publicado

2022-01-31

Como Citar

Ferreira, M. M. M. ., & Albuquerque, F. A. de . (2022). MANEJO AGROECOLÓGICO EM AGROECOSSISTEMAS DIVERSIFICADOS NO BREJO E CARIRI DA PARAÍBA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 8(1), 700–716. https://doi.org/10.51891/rease.v8i1.3855