POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVIDAS NA PROMOÇÃO DE POTENCIALIDADES DA ESCOLA PARA O IMPULSIONAMENTO DO PROTAGONISMO INFANTO – JUVENIL: UMA REVISÃO

Autores

  • Amilka Karla Ferraz de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3552

Palavras-chave:

Protagonismo Infanto-juvenil. Práticas Pedagógicas. Escola.

Resumo

Introdução: Precisa-se de políticas pedagógicas que contribuam para a disseminação do conhecimento e poder a população infanto-juvenil. Objetivo: o objetivo deste estudo foi compreender como as políticas e práticas pedagógicas envolvidas na promoção de potencialidades da escola para o impulsionamento do protagonismo infanto – juvenil. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados do Google Scholar e Scielo em maio de 2021. A busca permitiu a identificação de seis artigos que se enquadraram nos critérios estabelecidos. Resultados: Os artigos realizam reflexões sobre questões de cunho social envolvendo a educação infanto-juvenil, abordando o conceito de protagonismo e as diretrizes legais dos documentos pedagógicos, onde se mostra como um dos mecanismos de fortalecimento da educação para a cidadania ética. Conclusão: Assim podemos concluir que o papel apesar das práticas e políticas pedagógicas é promover a cidadania e a participação efetiva de alunos, gestores e educadores no desenvolvimento da sociedade.

Biografia do Autor

Amilka Karla Ferraz de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Melo, A. K. F. de . . (2021). POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVIDAS NA PROMOÇÃO DE POTENCIALIDADES DA ESCOLA PARA O IMPULSIONAMENTO DO PROTAGONISMO INFANTO – JUVENIL: UMA REVISÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 1033–1047. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3552