POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ENVOLVIDAS NA PROMOÇÃO DE POTENCIALIDADES DA ESCOLA PARA O IMPULSIONAMENTO DO PROTAGONISMO INFANTO – JUVENIL: UMA REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3552Palavras-chave:
Protagonismo Infanto-juvenil. Práticas Pedagógicas. Escola.Resumo
Introdução: Precisa-se de políticas pedagógicas que contribuam para a disseminação do conhecimento e poder a população infanto-juvenil. Objetivo: o objetivo deste estudo foi compreender como as políticas e práticas pedagógicas envolvidas na promoção de potencialidades da escola para o impulsionamento do protagonismo infanto – juvenil. Materiais e Métodos: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados do Google Scholar e Scielo em maio de 2021. A busca permitiu a identificação de seis artigos que se enquadraram nos critérios estabelecidos. Resultados: Os artigos realizam reflexões sobre questões de cunho social envolvendo a educação infanto-juvenil, abordando o conceito de protagonismo e as diretrizes legais dos documentos pedagógicos, onde se mostra como um dos mecanismos de fortalecimento da educação para a cidadania ética. Conclusão: Assim podemos concluir que o papel apesar das práticas e políticas pedagógicas é promover a cidadania e a participação efetiva de alunos, gestores e educadores no desenvolvimento da sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY