DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA ADVINDA DO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO

Autores

  • Jeová Pereira de Jesus Centro Universitário internacional – UNINTER
  • Gilberto Rineldi da Silva Centro Universitário Internacional UNINTER

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3535

Palavras-chave:

Diversidade Cultural. História do Brasil. Colonização. Período Colonial.

Resumo

Este artigo, através de pesquisa bibliográfica, aborda a diversidade cultural presente no Brasil. Essa pluralidade de culturas é reflexo do processo de colonização que se iniciou no ano de 1530 e foi designado na história do Brasil como período colonial. Os diversos povos que vieram de outros continentes explorar as riquezas brasileiras e também os que foram trazidos como escravos ajudaram a construir a identidade cultural existente no país. Identidade essa caracterizada por um misto de culturas provenientes de várias partes do mundo acrescidas da cultura dos índios nativos que já habitavam a região. Nos dias atuais ainda é possível observar dentro do território brasileiro manifestações culturais distintas entre as cinco regiões que deixam evidente o responsável pela colonização do local. Além disso, são realizadas discussões sobre preconceitos e divisão de classes sociais oriundas do papel adotado na sociedade pelo colonizador e colonizado deixando evidente o processo de colonização que existiu no país.

Biografia do Autor

Jeová Pereira de Jesus, Centro Universitário internacional – UNINTER

Especialista em Docência no Ensino Superior, Auditoria e Controladoria Financeira: Faculdade única - FUNIP. Graduação em  História, Pedagogia  pelo  Centro Universitário internacional – UNINTER. 

Gilberto Rineldi da Silva, Centro Universitário Internacional UNINTER

Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Matemática (2021 - em curso); Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de História (2021 - em curso); Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias (2021); Pós-Graduação em Formação Docente para EAD (2019); Licenciado em Matemática (2018); Licenciado em Pedagogia (2020); Licenciado em História (2020) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER; Participa do grupo de pesquisa intitulado "A formação docente e as práticas de Estágio e Conclusão de Curso"; Participou do grupo Eureka como professor de Matemática; Trabalhou na Escola Superior de Educação no setor NAPPP - Núcleo de Apoio e Pesquisa e Pratica Pedagógica no cargo de Assistente de Operações Acadêmicas; Atualmente é docente no Ensinos Fundamental, Médio e Técnico na disciplina de Matemática pela Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED/PR e professor avaliador de trabalhos acadêmicos no Centro Universitário Internacional UNINTER.

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Jesus, J. P. de ., & Silva, G. R. da . (2021). DIVERSIDADE CULTURAL BRASILEIRA ADVINDA DO PROCESSO DE COLONIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 890–906. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3535