A NOVA CULTURA DE CONSUMO: UMA ANÁLISE ECONÔMICA DA INFLUÊNCIA

Autores

  • Isabel Lausanne Fontgalland Universidade Federal de Campina Grande
  • Glauco Fontgalland Filho Universidade Federal de Campina Grande
  • Juan Samuel Weller Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3489

Palavras-chave:

Consumidor. Status. Luxo. Informação.

Resumo

O presente trabalho foca na questão da nova cultura de consumo alavancada pela geração milenial e pela geração Z. A visão contemporânea do consumidor vê o indivíduo pertencente às novas teias sociais, certificando o grande papel da influência digital na busca pela promoção do status e da aceitação social. Isso promove no comportamento do consumidor, o esforço de maximizar as ações do grupo, minimizando o utilitarismo econômico. Dessa forma, num cenário de exploração de informação, o consumidor sofre três tipos de tendências: Bandwagon effect, Veblen effect e o Herd effect . Esses efeitos são parte da nova teoria do consumidor chamada de behavior comsumption. Como metodologia utilizou-se uma análise exploratória e bibliográfica tendo por base os dados do IBGE e do Relatório Internacional Delloitte – Global Powers of luxury goods, 2021. Como resultados e discussões observou-se que o fenômeno do consumo de status está cada vez mais presente, visto a presença de marcas VIPs suscitando uma grande circulação de renda.

Biografia do Autor

Isabel Lausanne Fontgalland, Universidade Federal de Campina Grande

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0087-2840 Universidade Federal de Campina Grande, Brazil. E-mail: isabelfontgalland@gmail.com

Glauco Fontgalland Filho, Universidade Federal de Campina Grande

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8523-863X- Universidade Federal de Campina Grande, Brazil.E-mail :glauco.filho@ee.ufcg.edu.br

Juan Samuel Weller, Universidade Federal de Campina Grande

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6077-2876 Universidade Federal de Campina Grande, Brazil. E-mail: samuelweller14@gmail.com

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

Fontgalland, I. L. ., Fontgalland Filho, G. ., & Weller, J. S. . (2021). A NOVA CULTURA DE CONSUMO: UMA ANÁLISE ECONÔMICA DA INFLUÊNCIA . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 658–673. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3489