O LUGAR E A MEMÓRIA NA EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL REALIZADO EM CAAPORÃ - PARAÍBA

Autores

  • Willian Carboni Viana Faculdade de Letras da Universidade do Porto -Portugal
  • Valmir Manoel Mendes Junior Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3453

Palavras-chave:

Arqueologia Pública. Educação Patrimonial. Identidade. Memória.

Resumo

O artigo apresenta o uso da Arqueologia Pública na experiência das atividades de educação, desenvolvidas no âmbito de um projeto de gestão de bens arqueológicos no município de Caaporã (Paraíba). As ações educacionais partiram das concepções da formação social dos sujeitos envolvidos, associando o lugar e a memória em contraposição a cultura enquanto mercadoria. A socialização da interpretação pública da arqueologia regional, oportunizou a conscientização sobre temas pouco explorados no ensino regular, como, o conhecimento sobre história através da cultura material ou em relação a populações pré-coloniais que habitavam a região, reforçando, assim, o papel ciência arqueológica na construção das identidades ou mesmo da autoafirmação individual e coletiva.

Biografia do Autor

Willian Carboni Viana, Faculdade de Letras da Universidade do Porto -Portugal

Doutorando em Geografia no Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Portugal). Mestre em Arqueologia pelo Instituto Politécnico de Tomar – IPT/Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (Portugal). Geógrafo pela Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC (Brasil). E-mail: willian.cienciashumanas@gmail.com.

Valmir Manoel Mendes Junior, Universidade Católica de Goiás

Graduado em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO. Diretor da Mendes Archeo Assessoria em Arqueologia. E-mail: mendesarcheologia@gmail.com.

Downloads

Publicado

30/12/2021

Como Citar

Viana, W. C. ., & Mendes Junior, V. M. . (2021). O LUGAR E A MEMÓRIA NA EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL REALIZADO EM CAAPORÃ - PARAÍBA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(12), 120–139. https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3453

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.