O LUGAR E A MEMÓRIA NA EXPERIÊNCIA DE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL REALIZADO EM CAAPORÃ - PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i12.3453Palavras-chave:
Arqueologia Pública. Educação Patrimonial. Identidade. Memória.Resumo
O artigo apresenta o uso da Arqueologia Pública na experiência das atividades de educação, desenvolvidas no âmbito de um projeto de gestão de bens arqueológicos no município de Caaporã (Paraíba). As ações educacionais partiram das concepções da formação social dos sujeitos envolvidos, associando o lugar e a memória em contraposição a cultura enquanto mercadoria. A socialização da interpretação pública da arqueologia regional, oportunizou a conscientização sobre temas pouco explorados no ensino regular, como, o conhecimento sobre história através da cultura material ou em relação a populações pré-coloniais que habitavam a região, reforçando, assim, o papel ciência arqueológica na construção das identidades ou mesmo da autoafirmação individual e coletiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY