O USO DO QUESTIONÁRIO DESIDERATIVO NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE ADOLESCENTES QUE SE AUTOMUTILAM, NO CONTEXTO ESCOLAR

doi.org/10.29327/217514.6.12-21

Autores

  • Maria Eni de Mattos Universidad de Ciências Empresariales e Sociales

Palavras-chave:

Avaliação psicológica. Escola. Teste projetivo.

Resumo

O presente trabalho é recorte de projeto de doutorado em Psicologia. A introdução versará sobre o histórico da avaliação psicológica, avaliação psicológica no contexto escolar e Questionário desiderativo. O objetivo foi analisar as respostas de dez adolescentes entre 13 e 21 anos que se automutilam para compreender os desejos e as defesas que estão por trás do ato de cortar-se. Metodologia: Reunião com pedagogas do Colégio, reunião com pais/mães das adolescentes, assinatura do termo de consentimento, aplicação do Questionário Desiderativo e formação do grupo de intervenção. Conclusão: Intervir de maneira a melhorar a autoestima das adolescentes, desenvolver resiliência, compreender o conflito interno e suas possíveis causas.

 

Biografia do Autor

Maria Eni de Mattos, Universidad de Ciências Empresariales e Sociales

Psicóloga clínica, atua em consultório particular desde 2012. Professora readaptada pela SEED – PR. desde 1996. Graduada em Letras pela FAFIG/ UNICENTRO - Guarapuava - PR. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Unicentro - Guarapuava - PR. Especialista em Língua Inglesa pela TUIUTI - Curitiba - PR. Mestre em Educação pela UNINI - México. Graduada em Psicologia com ênfase em Saúde e Educação pela Faculdade Guairacá - Guarapuava - PR. Especialista em Psicologia Analítica e Religião Oriental e ocidental pelo Instituto Ichthys/ Faculdade Vicentina - Curitiba - Paraná. Curso de extensão em Imaginação Ativa pelo Ichthys Instituto – Curitiba - PR. e Psicoterapia junguiana pelo mesmo instituto. Especialista em Neuropsicopedagogia clínica pela Rhema/Facel – Ivaiporã – PR. Doutoranda em Psicologia Clínica pela UCES – Universidad de Ciências Empresariales e Sociales em convênio com o IESLA – Instituto de Educação Superior Latinoamericano. E-mail: mariaenimattos@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

de Mattos, M. E. (2020). O USO DO QUESTIONÁRIO DESIDERATIVO NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE ADOLESCENTES QUE SE AUTOMUTILAM, NO CONTEXTO ESCOLAR: doi.org/10.29327/217514.6.12-21. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 07. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/324