A EMOÇÃO DO MEDO EM CRIANÇAS: SELEÇÃO DE LIVROS INFANTIS PARA USO COMPLEMENTAR NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v11i8.20581Palavras-chave:
Literatura infantil. Avaliação Psicológica. Medo.Resumo
A avaliação psicológica é um processo técnico-científico de investigação que visa prover informações para tomada de decisão. O/a profissional deverá ter sua decisão baseada em fontes fundamentais de informação (testes psicológicos, entrevistas e observação), além de fontes complementares, como análise de documentos, e técnicas e instrumentos não psicológicos, desde que possuam respaldo da literatura científica. Dada a especificidade da avaliação psicológica infantil (API), o objetivo deste trabalho é apresentar literatura infantil compatível com a prática avaliativa, que seja facilitadora para abordar a temática “medo”. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico no mercado editorial no primeiro semestre de 2025, a partir dos critérios de: a) adequação e problematização ao tema; b) linguagem; c) ilustrações; d) interlocução com as habilidades socioemocionais; e foram selecionados quinze livros de seis editoras. Cada livro foi descrito para auxiliar o/a profissional na escolha mais adequada em sua prática clínica. Através da leitura com a criança, os livros podem favorecer a revelação de aspectos encobertos, permitindo a caracterização e nomeação da emoção. Conclui-se que o uso da literatura infantil como recurso avaliativo projetivo auxilia a criança a expressar o seu medo e, ao profissional, na investigação desta demanda específica de API.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Categorias
Licença
Atribuição CC BY