ANÁLISE DO PROCESSO COGNITIVO E SUAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO

doi.org/10.29327/217514.6.12-17

Autores

  • Walace Queiroz Instituto Dados da Amazônia - IDAAM
  • Emerson de Paula Martins Instituto Dados da Amazônia - IDAAM
  • Valneide dos Santos Melo Instituto Dados da Amazônia - IDAAM
  • Deborah Grace do Nascimento Godim Instituto Dados da Amazônia - IDAAM
  • Hebert José Balieiro Teixeira Instituto Dados da Amazônia - IDAAM

Palavras-chave:

Cognição. Emoção. Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho visa compreender a dimensão emotiva do ser humano. Se for possível sintetizar um conhecimento complexo que envolva as dimensões cognitivas afetivas no campo educacional, esta síntese se daria no ramo da ciência cognitiva que a partir do século XX foi aceito pela comunidade científica. Tentaremos aqui, pelo menos mostrar o que é emoção e cognição. Em busca de uma compreensão mais firme e propositada, convidamos você leitor (a) a percorrer junto conosco essa viagem pela mente humana. Trataremos neste texto do que é cognição e emoção e como estes elementos se relacionam com o ensino/aprendizagem. Vale lembrar que o debate deste texto não tem pretensão de esgotar em si mesmo, mas, pretende, sim, valer para as ciências acadêmicas e as ciências sociais, da vida, do cotidiano. O objetivo deste trabalho é de compreender a emoção e sua relação à aprendizagem. Sendo este tema de grande relevância, pelo fato de tratar da subjetividade humana. Acreditamos que é através do reconhecimento das nossas singularidades que encontraremos o caminho para o respeito das nossas diferenças. Por esta razão, e norteados principalmente através dos estudos cognitivistas, nos propomos esclarecer a influência das emoções no processo cognitivo, além de auxiliar na compreensão que precisamos sentir para aprender.

 

Biografia do Autor

Walace Queiroz, Instituto Dados da Amazônia - IDAAM

Professor Orientador.

Emerson de Paula Martins, Instituto Dados da Amazônia - IDAAM

Graduado em Educação física. Acadêmico de Pós-Graduação em Psicomotricidade.

Valneide dos Santos Melo, Instituto Dados da Amazônia - IDAAM

Graduada em Pedagogia. Professora de Educação Infantil. Acadêmico de Pós-Graduação em Psicomotricidade.

Deborah Grace do Nascimento Godim, Instituto Dados da Amazônia - IDAAM

Graduada em Pedagogia. Professora de Educação Infantil. Acadêmico de Pós-Graduação em Psicomotricidade.

Hebert José Balieiro Teixeira, Instituto Dados da Amazônia - IDAAM

Licenciado em Pedagogia. Bolsista da CAPES. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Didática das Ciências e seus Processos Cognitivos – GEPeDiC.  Acadêmico de Pós-Graduação em Gestão Escolar.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Queiroz, W. ., Martins, E. de P. ., Melo, V. dos S., Godim, D. G. do N. ., & Teixeira, H. J. B. (2020). ANÁLISE DO PROCESSO COGNITIVO E SUAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO: doi.org/10.29327/217514.6.12-17. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 6(12), 19. Recuperado de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/320