ANÁLISE DO PROCESSO COGNITIVO E SUAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO
doi.org/10.29327/217514.6.12-17
Palavras-chave:
Cognição. Emoção. Aprendizagem.Resumo
Este trabalho visa compreender a dimensão emotiva do ser humano. Se for possível sintetizar um conhecimento complexo que envolva as dimensões cognitivas afetivas no campo educacional, esta síntese se daria no ramo da ciência cognitiva que a partir do século XX foi aceito pela comunidade científica. Tentaremos aqui, pelo menos mostrar o que é emoção e cognição. Em busca de uma compreensão mais firme e propositada, convidamos você leitor (a) a percorrer junto conosco essa viagem pela mente humana. Trataremos neste texto do que é cognição e emoção e como estes elementos se relacionam com o ensino/aprendizagem. Vale lembrar que o debate deste texto não tem pretensão de esgotar em si mesmo, mas, pretende, sim, valer para as ciências acadêmicas e as ciências sociais, da vida, do cotidiano. O objetivo deste trabalho é de compreender a emoção e sua relação à aprendizagem. Sendo este tema de grande relevância, pelo fato de tratar da subjetividade humana. Acreditamos que é através do reconhecimento das nossas singularidades que encontraremos o caminho para o respeito das nossas diferenças. Por esta razão, e norteados principalmente através dos estudos cognitivistas, nos propomos esclarecer a influência das emoções no processo cognitivo, além de auxiliar na compreensão que precisamos sentir para aprender.
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